Desmatamento

Dossiê O Agro é Fogo, que denuncia danos ambientais, é destaque no Programa Bem Viver

Pelo segundo ano seguido, a CUT e as demais centrais sindicais realizarão os atos do 1º de Maio de forma virtual

Ouça o áudio:

Incêndios no Pantanal podem voltar a ocorrer em 2021 - Douglas Freitas/Amigos da Terra Brasil
O agro continua devastando e os rios continuam morrendo

A não regularização de terras, inclusive de comunidades quilombolas, somada à expansão do agronegócio e às políticas públicas que viabilizaram seu crescimento são os principais fatores responsáveis pela degradação dos biomas brasileiros. Esta é uma das avaliações divulgadas no dossiê “O Agro é Fogo: Grilagem, Desmatamento e Incêndios na Amazônia, Cerrado e Pantanal”, fruto da articulação de mais de 30 movimentos, organizações e pastorais sociais.

O documento coloca luz sobre as relações entre o poder público, o agronegócio, a grilagem de terras e a destruição de biomas, e é o destaque na edição de hoje (30) do Programa Bem Viver. Trata-se de uma iniciativa para reunir artigos e relatos de lutas de povos pela terra no Brasil para denunciar que os problemas vivenciados nos diferentes biomas brasileiros têm forte relação entre si.

O Agro é Tech, só que não

“Queremos denunciar a grilagem e contribuir para o fortalecimento dos povos e comunidades tradicionais por meio de suas organizações”, afirmou a responsável pela coalizão de movimentos em torno do dossiê, Cida Moura, ligada à organização não-governamental Fase. “O agro não é tech e não é pop. O agro continua devastando e os rios continuam morrendo. Sabemos que o fogo que aconteceu aqui no Pantanal infelizmente vai continuar acontecendo”, diz Cida.

Está prevista a realização de um seminário internacional com agências de outros países para divulgar e contribuir com a campanha e planejar ações emergenciais de proteção ao meio ambiente e às comunidades tradicionais. Para conhecer mais sobre a campanha, basta acessar o site agroefogo.org.br.

:: Monocultura da soja pode deixar o brasileiro sem arroz e feijão na mesa ::

Dia do Trabalhador

Pelo segundo ano seguido, a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e as demais unidades sindicais irão organizar os atos do 1º de Maio, Dia do Trabalhador, de forma virtual, em decorrência da pandemia do novo coronavírus.

A proposta é que o evento apresente uma pluralidade de convidados, como forma enfrentamento unificado à crise da pandemia. O ato vai contar com as participações dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, Dilma Rousseff e Fernando Henrique Cardoso. É possível acompanhar cobertura completa pelo Brasil De Fato.

:: Sindicatos vão reunir Ciro, Marina, Lula, FHC e Boulos para ato do 1º de maio ::

CPI da Covid

Na sessão de ontem (29), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aprovou um requerimento que cobra da Presidência da República informações e documentos sobre os passeios do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelo comércio de Brasília e do entorno do Distrito Federal durante a pandemia.

Essa prática recorrente do presidente ocorre em geral durante os finais de semana e gera aglomerações. No último sábado, por exemplo, Bolsonaro foi à Ceilândia e ao Sol Nascente, regiões próximas à capital federal. Sem máscara, o presidente entrou na casa de diversos moradores.

:: Saiba quem são os senadores da "tropa de choque" de Bolsonaro na CPI da Covid ::

 


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Morillo Carvalho