ASSISTÊNCIA SOCIAL

Em Olinda, situação precária de Conselhos Tutelares preocupa poder público

Desde 2016 as más condições da estrutura de funcionamento do órgão tem chamado atenção

No audio source provided.
Segundo declarações de conselheiros, a fiação no local está exposta e as paredes dão choque | Crédito: Reprodução

A situação precária em que se encontra o Conselho Tutelar de Bairro Novo, em Olinda, localizado na Rua José Augusto da Silva, será o tema de uma reunião que o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) terá com representantes da Prefeitura e conselheiros tutelares, nesta segunda-feira (3). A proposta é que o Município apresente uma solução imediata no sentido de melhorar o atendimento prestado ao público e as condições de trabalho dos conselheiros, visto que o imóvel atual se encontra com diversos problemas, inclusive, relatados pelos conselheiros à imprensa. 

Ainda em 2016, a promotora de Justiça Aline Arroxelas ingressou na Justiça com uma ação civil pública para que a Prefeitura de Olinda tomasse providências sobre o assunto, tanto do Conselho Tutelar de Bairro Novo quanto o de Peixinhos. “Laudos já apontavam que a estrutura física deles era bastante comprometida, não dando condições de trabalho satisfatórias”, afirma a promotora de Justiça.

Em julgamento da Ação Civil Pública, a Justiça determinou que o município deveria sanar esses problemas dos imóveis e dar condições de funcionamento adequadas aos conselhos tutelares. “No entanto, o que ocorreu foram reformas paliativas que não sanaram os problemas a contento, como inclusive comprovamos na ação”, frisa Aline. Segundo ela, a Prefeitura de Olinda apelou da sentença judicial, que ainda aguarda julgamento pelo TJPE desde 2019.

Segundo declarações de conselheiros, a fiação no local está exposta e as paredes dão choque. Devido às últimas chuvas, a energia está desligada e é impossível ligar os computadores. No Conselho Tutelar de Bairro Novo são atendidas famílias que moram em áreas populosas: Bairro Novo, Fragoso e Ouro Preto.

De acordo com informações prestadas à Promotoria de Justiça pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social nos autos do procedimento administrativo instaurado, há planos para realocação dos conselhos tutelares regiões II e III em outro imóvel até o mês de junho, o que pode ajudar a sanar parte dos problema enfrentados pela equipe do Conselho Tutelar.

Editado por: Vanessa Gonzaga

|

Newsletter