Paraíba

EM JOÃO PESSOA

Professores têm previsão de serem vacinados até meados desse mês de maio

"O ‘quando’ não é tão distante", diz secretário municipal de Saúde, Fábio Rocha

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Secretaria de Saúde de João Pessoa prevê início de vacinação de professores até meados de maio. - Gilberto Firmino/PMJP

Durante entrevista a um canal de televisão da Paraíba, o secretário municipal de saúde de João Pessoa, Fábio Rocha, revelou que professores e trabalhadores da área de educação devem começar a ser vacinados até semana que vem.

“Eles estão nos grupos prioritários. Isso é fundamental porque envolve uma questão social. Eu acredito que professores se nesta semana não entrarem, na próxima semana eles entram”, disse o secretário.

Ele também afirmou que estão aplicando a segunda dose da vacina Coronavac e a primeira da AstraZeneca para pessoas com 45+ com comorbidades e grupo especial dos hemofílicos, gestantes com comorbidades e puérperas. “Quem vai receber a segunda dose da AstraZenca pode ir ao drive thru na UFPB, e Coronavac antes de 5 de abril podem ir no drive do Unipê. As outras pessoas tem 10 pontos fixos nos ginásios”, explicou.

Para as pessoas abaixo de 60 anos sem comorbidades, o secretário afirmou que: “Temos um volume de chegada, o Instituto FioCruz está com um regime de produção de 1 milhão por dia e vai chegar importadas. Acredito que daqui para junho vamos atingir essa faixa etária”, disse.

A Paraíba recebeu na tarde desta segunda-feira (03), 121.440 dose de vacina Astrazeneca.

Fábio Rocha estimou, ainda, que João Pessoa encerre a imunização de todos os grupos prioritários no mês de junho, dando início assim à vacinação da população geral. A prioridade, nesta etapa futura, seria das pessoas sem comorbidade e com idade a partir de 50 anos.

“Tenho certeza que todas as pessoas vão ser vacinadas. O ‘quando’ não é tão distante. Estamos tendo um volume de chegada de vacinas muito bom. A Fiocruz no Rio de Janeiro vai entrar num regime de produção de praticamente 1 milhão de doses por dia e vão chegar também vacinas importadas. Logo logo chegará a vez das faixas etárias que não foram contempladas por grupos prioritários. Sou muito otimista nisso. Todo mundo tem direito à vacina, mas aquelas com mais risco de terem complicações pela Covid vão receber na frente. Acho que daqui para junho estamos atingindo essas categorias”, afirmou o secretário.

Retorno das aulas municipais

Um novo decreto deve ser publicado pela Prefeitura de João Pessoa ainda nesta segunda (03) com flexibilização do funcionamento de algumas atividades. A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa está discutindo sobre a possibilidade do retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino, com os protocolos de segurança contra Covid-19. Somente as escolas particulares que ofertam os ensinos infantil e fundamental podem presencial ou de forma híbrida.

De acordo com decreto de 18 de abril, as instituições de ensino infantil e fundamental I e II, da rede privada, poderiam optar pelo funcionamento de forma remota, híbrida ou presencial com capacidade máxima de 50% por turma, mantendo o distanciamento de 1,5 metro entre os alunos. Já na rede municipal de ensino, o retorno das aulas presenciais continuou suspenso. No entanto, este decreto venceu neste domingo (02) e a previsão é que novo decreto seja publicado nesta segunda (03).

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Capital (Sintem) já defendeu a volta somente após a vacinação dos servidores, inclusive após 20 dias da aplicação da 2ª dose da vacina contra Covid-19. Na área de educação tem uma média de 14 mil trabalhadores em João Pessoa.

Edição: Heloisa de Sousa