Ex-juiz Sergio Moro

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 4 de abril de 2021

Tribunal Popular da Lava Jato volta a se reunir nesta terça-feira (4)

Ouça o áudio:

Ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão, responsável pela acusação no Tribunal Popular da Lava Jato - Gibran Mendes

O Tribunal Popular do julgamento da Lava Jato, que condenou simbolicamente a operação em 11 de agosto de 2017, volta a se reunir nesta terça-feira, virtualmente, às 19h30, para debater as recentes decisões do Supremo Tribunal Federal quanto à incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar as ações da Lava Jato e a parcialidade do ex-juiz Sergio Moro em relação aos processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


De acordo com o advogado criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, a proposta do júri é relembrar a decisão de 2017 e abordar as consequências dos atos que continuaram sendo praticados pela operação desde então. 

Utilizado no mundo inteiro para chamar atenção da opinião pública aos casos que não têm o devido destaque na mídia tradicional, o tribunal popular foi considerado um instrumento fundamental para denunciar o maior escândalo judicial do país. Reconhecido apenas neste ano também pelo STF.

Tribunal Popular, que terá o julgamento transmitido pelas redes sociais, também contará com a presença de todo o júri técnico que condenou a Lava Jato ainda em 2017.

Entre eles, o ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, integrantes do Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia – Brasil e representantes de movimentos sociais e populares, centrais sindicais, lideranças indígenas e quilombolas.

Confira todos os destaques e o jornal completo no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos