FÉ E REBELDIA

Padre Júlio Lancellotti tem trajetória de vida narrada em documentário; assista

Lancellotti realiza trabalho com população em situação de vulnerabilidade social em São Paulo

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Documentário “Padre Júlio Lancellotti: Fé e Rebeldia" conta história de vida de pároco defensor dos direitos humanos
Documentário “Padre Júlio Lancellotti: Fé e Rebeldia" conta história de vida de pároco defensor dos direitos humanos - Rafael Stedile

Padre Júlio Lancellotti é conhecido por dedicar mais de três décadas de atenção e afeto para pessoas em situação de vulnerabilidade social, enfrentando críticas e ameaças da extrema direita e agora teve sua trajetória de vida contada no documentário “Padre Júlio Lancellotti: Fé e Rebeldia”.

O filme mostra o trabalho do pároco da Igreja São Miguel Arcanjo, no bairro da Mooca em São Paulo, com os mais vulneráveis, dando visibilidade para população em situação de rua. “Eu não trabalho com morador de rua, eu convivo com eles”, afirma.

Defensor dos direitos humanos, em fevereiro deste ano, o padre foi notícia nacional ao remover a marretas pedras colocadas sob o Viaduto Dom Luciano Mendes de Almeida, na zona leste da capital paulista, pela Prefeitura de São Paulo, para impedir a permanência no local da população em situação de rua. Com a repercussão, a gestão Bruno Covas (PSDB) desfez a obra.

Dirigido por Carlos Pronzato e produzido Paulo César Pedrini, o documentário também critica a cultura capitalista do descarte, segundo as palavras do Papa Francisco, e apresenta o perfil do sacerdote, passando por suas referências teóricas e práticas. O filme foi lançado no último sábado (1º), Dia do Trabalhador e da Trabalhadora.

O diretor

Carlos Pronzato é um cineasta argentino radicado no Brasil há mais de 30 anos. Artista premiado, recebeu, entre importantes distinções, o prêmio do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais, em 2008; o “Roberto Rossellini” (2008), na Itália; e em 2017, o prêmio Liberdade de Imprensa pelo jornal Tribuna da Imprensa Sindical, no Rio de Janeiro.

O catálogo completo de filmes e livros de Carlos Pronzato pode ser conferido no site www.lamestizaaudiovisual.com.br.

Assista ao documentário


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira