SABOR E SAÚDE NATIVA

Pitomba, espécie nativa brasileira, é rica em vitamina C e antioxidantes

Especialista incentiva plantio da fruta para evitar pressão sobre meio ambiente

Ouça o áudio:

Pitomba, fruta nativa da Amazônia e da Mata Atlântica, é rica em vitaminas e cheia de sabor - uira / CC BY-SA 2.0
Festa de Nossa Senhora dos Prazeres virou Festa da Pitomba com o passar dos anos

Doce, suculenta, saborosa refrescante e riquíssima em vitaminas. Estamos falando da pitomba, um fruto nativo brasileiro, típico da Amazônia e da Mata Atlântica, que já tem lugar cativo no coração da população nordestina.

Tanto é que ganhou uma festa em sua homenagem: a Festa da Pitomba, que ocorre todo ano no município pernambucano de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana de Recife.

E mais: conheça a vinagreira, herança africana que dá sabor às tradições culinárias do Maranhão

Celebrada há mais de três séculos, tradicionalmente na primeira segunda-feira após a Páscoa, a festa já é uma das mais tradicionais comemorações religiosas do Nordeste. Isso porque, no princípio, a comemoração era em louvor à Nossa Senhora dos Prazeres. Porém, como época coincide justamente com a da colheita de pitomba, a celebração acabou se adaptando à fartura do fruto.

Outra curiosidade é que ela pertence à mesma família da lichia que é um fruto de maior custo e menos acessível em determinadas regiões - Laiane Nascimento Fraga

A nutricionista Laiane Nascimento Fraga é doutoranda em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP) e estudou a fundo a pitomba durante seu mestrado, na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Além de ser deliciosa e funcionar como base para licores, doces e geleias, a fruta é rica em vitamina C e antioxidantes, que combatem os radicais livres, relacionados ao desenvolvimento de diversas doenças.

“Pudemos observar que, na composição da pitomba, estão presentes diversas vitaminas, como as do complexo B e a vitamina C, já conhecida por seus benefícios atrelados ao nosso sistema imunológico. Além disso, a fruta contém cálcio, importante para o fortalecimento do nosso sistema ósseo, e fibras, importantes para a regulação do trânsito intestinal”, conta Laiane.


A pitomba é rica em vitamina C e antioxidante / Marcelo Ferreira/Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes

Uma novidade é que a casca da pitomba vem chamando a atenção de pesquisadores.

Nós investigamos também a casca e vimos que ela tem propriedades antioxidantes. Ainda são necessários mais estudos, em especial em animais ou humanos, mas já há bons indícios para investigarmos mais a fundo e explorarmos mais esse fruto, estimulando o consumo

Vale atentar que não há um plantio regulado de pitombas. Em geral os frutos são extraídos de locais onde existem pitombeiras por ocorrência natural. Com a tendência de crescimento no consumo da fruta, a pressão sobre as árvores pode aumentar, levando até a diminuição da espécie.

Leia Mais: Manter a imunidade equilibrada é mais fácil do que você imagina

Por isso, Laiane defende políticas de incentivo ao plantio e ao cultivo de pitomba, garantindo fartura do fruto na mesa de quem está buscando mais sabor e saúde. “A gente não deve generalizar a ponto de dizer que é o único fruto vai resolver nossa vida, mas a pitomba inserida com outras frutas em uma alimentação saudável e equilibrada, rica em frutas, legumes e proteínas, vai auxiliar na manutenção da saúde e reduzir a ocorrência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.”

Edição: Morillo Carvalho