Paulo Guedes

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 5 de maio de 2021

Recorde de endividamento dos brasileiros em abril é responsabilidade do governo de Jair Bolsonaro, segundo Dieese

Ouça o áudio:

Prédio fechado com placas de "Aluga-se" no centro do Rio de Janeiro (Rj) - 8 de dezembro de 2020 - MAURO PIMENTEL / AFP

A sondagem mensal do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), registrou 22,3% da população com renda de até R$ 2.100 se dizendo endividada em abril. 

Desde o início da série histórica, em maio de 2009, esse patamar de endividamento da classe mais baixa só foi observado em junho de 2016.

Já a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo no início da semana, aponta 67,5% dos brasileiros afogados em dívidas no mesmo mês. A cifra representa um recorde.

O diretor Adjunto do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), atribui esses números às políticas desastrosas do governo Bolsonaro.

José Silvestre destaca que o desemprego, valor irrisório do auxílio emergencial, alta nos preços dos alimentos e pandemia fora de controle, contribuem ainda mais para o endividamento dos mais pobres. 

Ainda de acordo com o diretor adjunto do Dieese, para tentar aliviar as dívidas, as pessoas acabam recorrendo aos empréstimos bancários. Silvestre diz que esse tipo de saída na verdade faz com que os trabalhadores entrem em uma bola de neve, uma vez que a recuperação da renda não está acontecendo.

Foi o que aconteceu com o trabalhador do comércio, Jailson Silva, de 45 anos. Ele ressalta que ao recorrer a um empréstimo e estourar o limite do cartão de crédito, não tem como honrar a dívida, uma vez que o seu salário não está sendo pago com frequência.

De fevereiro para março, a Serasa Experian computou mais de um milhão de inadimplentes no país, totalizando 62 milhões de pessoas endividadas.

Foi o segundo maior avanço mensal de toda a série histórica. No recorte por setor, a inadimplência apurada pelo Serasa é maior nos gastos com cartão de crédito e em contas básicas, como água e luz.

*Com informações de Cosmo Silva. 

Confira a reportagem e o jornal com todos os destaques do dia no áudio acima.

------ 
O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, na frequência da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

 

Edição: Mauro Ramos