Rio de Janeiro

CULTURA

Vereadora de Niterói propõe mudar nome de rua em homenagem a Paulo Gustavo

Prefeitura da cidade propôs um minuto de aplausos na noite desta quarta-feira para ator e vítimas da covid

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Paulo Gustavo
Ator e humorista niteroiense tinha cidade como pano de fundo nos filmes "Minha mãe é uma peça" - Reprodução

A vereadora Walkiria Nictheroy Oliveira (PCdoB) vai protolocar na Câmara Municipal de Niterói um projeto para homenagear o ator e humorista Paulo Gustavo, que morreu ontem por complicações da covid-19. Ela informou nas redes sociais que vai propor a mudança de nome da Rua Coronel Moreira César, que fica no bairro de Icaraí, para Rua Paulo Gustavo.

Walkiria também justificou a mudança ao lembrar que Moreira César foi um militar apelidado como "o Coronel Corta-Cabeças da Guerra de Canudos". Os livros de História registram que Moreira César pertenceu a um grupo responsável por executar centenas de pessoas sem que muitas delas tenham sido julgadas ou investigadas.

A vereadora disse, ainda, que a homenagem ao ator e humorista é justa, já que Paulo Gustavo nasceu em Niterói e usou a cidade como cenário nos filmes "Minha mãe é uma peça" 1, 2 e 3. "Nossa estrela merece todas as homenagens no bairro que sempre foi presente em suas produções", registrou Walkiria.

Leia mais: Ator e humorista Paulo Gustavo, de 42 anos, morre de covid-19

A Prefeitura de Niterói declarou luto de três dias pela morte de Paulo Gustavo, lembrou que o ator e humorista levou o nome de Niterói para o Brasil e propôs aos niteroienses uma homenagem na noite desta quarta-feira (5).

"Convidamos todos para que hoje (5) às 20h, em suas janelas e varandas, façamos uma homenagem através de um minuto de aplausos ao nosso querido Paulo Gustavo e a todos os niteroienses que se foram pelo Covid-19".

Covid

Paulo Gustavo estava internado desde o dia 13 de março em um hospital de Copacabana, na Zona Sul do Rio. No início de abril, com a piora do estado de saúde, a equipe médica passou a usar uma terapia com um "pulmão artificial". No domingo (2), o ator apresentou uma embolia gasosa, quando bolhas de ar entram no sistema circulatório e impedem a oxigenação.

Na manhã da última terça-feira (5), os pais de Paulo Gustavo foram chamados ao hospital. No final da noite, a equipe médica divulgou boletim informando que o quadro de saúde do ator se tornou "irreversível".

Nos últimos anos, Paulo Gustavo passou a ser chamado de "o rei das bilheterias do cinema nacional". Com a personagem Dona Hermínia, de "Minha mãe é uma peça", ele conseguiu levar mais de 25 milhões de espectadores aos cinemas com os três filmes. Os números estão entre as maiores bilheterias na história do cinema brasileiro.

Edição: Eduardo Miranda