EDUCAÇÃO SEXUAL

O que é sífilis? Como me proteger?

É uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST).

Ouça o áudio:

Em gestantes, a sífilis pode provocar má formação do feto - Créditos da foto: Reprodução
A melhor prevenção é se proteger em toda relação sexual e fazer exames regularmente

Isadora Reis, 16 anos, jovem aprendiz.

A sífilis é causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela inicialmente provoca uma ferida sem dor na região genital ou na boca, que logo desaparece. Depois de alguns meses surgem alterações na pele, que podem ser manchas, descamações nas mãos e pés ou feridas. Mais tarde, após alguns anos, a doença atinge os órgãos internos e pode levar à morte.

Algumas pessoas podem ser assintomáticas (não apresentar nenhum sintoma) e em outras a infecção pode desenvolver essas fases de forma mais rápida, se a imunidade é baixa. Em gestantes, a sífilis pode provocar má formação do feto.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A melhor prevenção é se proteger em toda relação sexual e fazer exames regularmente e sempre que houver contato sexual com pessoa não testada recentemente. A sífilis é uma IST (Infecção sexualmente transmissível) e tem enorme chance de transmissão num único contato sexual, inclusive no sexo oral. O contato da mão com os genitais da pessoa infectada também pode ser fonte de infecção, embora mais raro.

Vá ao centro de saúde e peça um teste rápido, o resultado sai na hora. A doença tem cura e o tratamento é gratuito no SUS.

Se você tem alguma dúvida sobre saúde e vida saudável, manda um zap para mim! O número é (31) 9 8468.4731. Um abraço e até a próxima.

Sofia Barbosa é enfermeira do Sistema Único de Saúde, Coren MG 159621

Edição: Elis Almeida