OUÇA E ASSISTA

Mortes no Jacarezinho e a CPI da covid no "país da covardia" no Tempero da Notícia

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
No país da covardia, um general foge da CPI e um ministro da Saúde foge das respostas

Nesta semana, o Tempero da Notícia, uma produção do Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna, traz o massacre policial na cidade das milícias, que deixou ao menos 25 vítimas na chacina do Jacarezinho, no Rio de Janeiro.

O crime que marcou esta semana, precedeu os novos capítulos da CPI da covid, também comentada pelo jornalista: "No país da covardia, um general foge da CPI [Eduardo Pazuello]. e um ministro da Saúde [Marcelo Queiroga] foge das respostas sobre cloroquina",  avalia Vianna.

O apresentador acrescenta a análise de que, com o cerco das investigações no Senado, Jair Bolsonaro (sem partido) "voltou a subir o tom e fazer ameaças esta semana", como definiu Vianna, ao sugerir que China criou o vírus da covid pra iniciar uma guerra biológica.

O panorama internacional da vitória da direita em Madrid, Espanha, e a greve geral e repressão policial na Colômbia também foram pauta do quadro Receita da Semana.

Veja também: Colômbia: por que os protestos continuam mesmo após recuo do governo Iván Duque

Na Panela de Pressão desta vez não está um personagem, mas uma ideia: o neoliberalismo. "Ideias de: 'menos Estado', privatizar, desmontar sindicatos, abrir mercados, tudo isso foi colocado em xeque pela pandemia", pontua o apresentador.

A perda do ator e humorista, Paulo Gustavo, e de mais 420 mil pessoas pela covid-19 é destacada por Vianna no Cafezinho.

"Símbolo de um Brasil que poderia ser muito melhor, e que voltara a ser. Paulo Gustavo é tudo aquilo que o bolsonarismo gostaria de matar. Mas não conseguirá", ressalta.

Leia também: Morte de Paulo Gustavo reacende lembrança das 11 vezes que Bolsonaro recusou vacinas

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube e na TVT.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Marina Duarte de Souza