Contra bloqueio

Movimentos solidários a Cuba arrecadam fundos para compra de seringas

Por conta do bloqueio estadunidense, ilha não tem acesso a insumos como seringas para aplicar vacinas contra a covid-19

|
Ritmo atual de vacinação no mundo indica que mais de 85 países só alcançarão níveis razoáveis de imunização em 2023 - Cubadebate

Diversos movimentos de solidariedade a Cuba em vários países realizam uma campanha de arrecadação de fundospara a compra das seringas e agulhas necessárias para que a ilha possa vacinar sua população contra a covid-19.

Continua após publicidade

O objetivo da campanha é auxiliar o país socialista na obtenção de insumos que o governo é impossibilitado de adquirir por conta do bloqueio econômico imposto pelos EUA.

Segundo o próprio Ministério da Saúde cubano, o governo planeja vacinar todos os seus 11 milhões de habitantes até o final de 2021, apenas com vacinas de produção nacional, a Abdala e a Soberana 02, que estão em fase final de testes.

Países como Espanha, França, Reino Unido, Bélgica, Holanda, Honduras e Brasil são alguns dos que arrecadam fundos para a campanha de solidariedade internacional.

:: Leia mais: Cuba começa a desenvolver quinta vacina contra a covid-19 ::

Em alguns países europeus como Bélgica, Holanda e Reino Unido, as doações são coordenadas por movimentos de cubanos residentes no exterior.

Já na Espanha, a campanha ficou sob a responsabilidade da ONG Sodepaz. Segundo dados da própria instituição, até o dia 1º de maio já haviam sido arrecadados fundos para a compra de 770 mil seringas,

No Brasil, o Movimento Brasileiro de Solidariedade a Cuba (MBSC) em parceira com a Câmara Empresarial Brasil-Cuba está à frente do projeto. Brasileiros podem doar até o dia 30 de maio e as informações necessárias podem ser acessadas aqui.

Financiamento suíço para Cuba

No dia 22 de abril, o governo cubano conseguiu outro avanço para a compra de insumos necessários para a vacinação contra a covid-19. 

O governo da Suíça, em parceira com a ONG MediCuba Europa abriu um financiamento em caráter de urgência para Havana de 600 mil dólares para a compra de seringas e agulhas.

:: Cuba: congresso do partido comunista reafirma socialismo após saída de Castro ::

A gestão foi feita pela Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SDC) e servirá para adiquirir seis milhões de seringas e agulhas.

Vacinação total até o final de 2021

No final do mês de março, o ministro da Saúde de Cuba, José Angel Portal Miranda, disse que o governo cubano planeja vacinar toda a população do país contra a covid-19 até o final de 2021. 

Segundo Miranda, as cinco vacinas que estão sendo desenvolvidas em Cuba apresentaram, até este momento, "resultados favoráveis" nos testes clínicos. 

"Cinco candidatas de vacina, duas na fase 3 e três delas nas fases 1 e 2. Os resultados obtidos até essa data são muito favoráveis. Assim, esperamos imunizar toda população ainda neste ano de 2021", disse. 

As candidatas mais avançadas são a Soberana 02, com 44.010 voluntários na última etapa de estudos, e a vacina Abdala, com aplicação em 42 mil voluntários.

:: Cuba avança na produção de vacinas e planeja imunizar turistas que visitem a ilha ::

A primeira tem duas combinações distintas que estão sendo testadas com base na proteína RBD (receptor-binding domain, em português 'domínio de união ao receptor'), aliada a um toxoide tetânico. 

A Abdala, por sua vez, atua na proteína Spike do Sars-CoV-2, responsável pela ligação do vírus com as células humanas. O país socialista ainda desenvolve outras três vacinas contra o novo coronavírus: Soberana 01, Soberana Plus e Mambisa.