"Epidemia"

EUA registra três tiroteios em um fim de semana, totalizando 194 apenas neste ano

Número representa três ataques com arma de fogo a cada dois dias, segundo a The Gun Violence Archive

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
No sábado, duas mulheres e uma criança foram baleadas, na Times Square, em Nova York - AFP

Três tiroteios foram registrados apenas entre sábado e domingo nos Estados Unidos, em locais diferentes. O último, contabilizado no domingo (9), foi o 194º ataque a tiros somente neste ano que deixou pelo menos quatro feridos ou mortos, segundo a The Gun Violence Archive. O número representa três ataques a cada dois dias.

Continua após publicidade

Na manhã do último domingo (9), um homem abriu fogo em uma festa em Colorado Springs, cidade do Estado do Colorado, e matou seis pessoas antes de cometer suicídio. Em nota, a polícia do município informou que “o suspeito, namorado de uma das vítimas, dirigiu até a residência, entrou e começou a atirar nas pessoas na festa antes de tirar a própria vida".

:: Estados Unidos registram mais de um tiroteio por dia em 2021, aponta relatório ::

Nas redes sociais, o prefeito de Colorado Springs, John Suthers, disse se tratar de um "ato de violência sem sentido" e pediu orações pelas vítimas e familiares. "Hoje nos vemos lamentando a perda de vidas e orando solenemente por aqueles que foram atingidos e por aqueles que perderam parentes." Na mesma linha, o governador do estado, Jared Polis, afirmou que foi um ato "devastador".

No sábado, duas mulheres e uma criança foram baleadas, na Times Square, em Nova York, após um grupo de quatro homens começarem a discutir e um deles disparar. Conforme informou a polícia, as vítimas não correm risco de vida, e os quatro homens fugiram.

Bill de Blasio, prefeito de Nova York, afirmou que os autores estão sendo rastreados. Ele ainda disse que "a entrada de armas ilegais em nossa cidade deve parar". 

:: Opinião | O país de Trump: violência com armas de fogo e guerra contra os imigrantes ::

No mesmo dia, na Flórida, três pessoas ficaram feridas após um tiroteio em um shopping na cidade de Aventura, decorrente de uma briga entre dois grupos. Segundo  o Departamento de Polícia de Aventura, a pessoa que efetuou o disparo também está foragida.

“Constrangimento internacional”

No mês passado, o presidente Joe Biden classificou a violência armada como uma "epidemia" e um "constrangimento internacional" para os Estados Unidos. 

De acordo com a The Gun Violence Archive, o total de vítimas de armas de fogo, entre mortos e feridos, neste ano chegou a 992 com uma média de 5 pessoas por ataque. Os estados que mais registram esse tipo de ataque são: Texas (18), Illinois (17), Louisiana (15), Califórnia (14) e Flórida (14). No ano anterior, foram cerca de 600 ataques e 43 mil mortes. 

Nos Estados Unidos, em alguns estados, para a compra legal de armas basta ter a idade mínima, variando de estado para estado, e ser aprovado em uma verificação de antecedentes criminais. Em outros, sequer a checagem de antecedentes é obrigatória. 

Edição: Vivian Virissimo