Opinião do BdF

Editorial | Por que defendemos o impeachment de Bolsonaro

Presidente é a expressão brasileira de um grupo de ultra direita que se dedica a dilapidar as instituições democráticas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Não há nenhum outro caso de chefe de governo que tenha cometido tantos erros e de forma tão cruela escondeu quem é
Não há nenhum outro caso de chefe de governo que tenha cometido tantos erros e de forma tão cruela escondeu quem é - Memória EBC

Jair Bolsonaro recebeu os votos de 39% dos eleitores. Empossado, nunca cumpriu a sua responsabilidade de ser o presidente da República de todos os brasileiros e brasileiras. Mas foi no enfrentamento à pandemia que o seu desprezo pela vida ficou evidente, contrariando, com suas atitudes e palavras, o seu papel como a autoridade constitucional, legal e politicamente qualificada para liderar as ações contra o coronavírus. As evidências mostram que não há nenhum outro caso de chefe de governo que tenha cometido tantos erros e de forma tão cruel. 

Continua após publicidade

Bolsonaro chocou o mundo ao anunciar o cancelamento da compra de vacinas.  Recusou-se a negociar sua aquisição com outro fabricante. Lançou campanha de propaganda para incentivar as pessoas a desafiarem normas sanitárias adotadas globalmente. Desdenhou da dor de um povo enlutado ao blasfemar contra um suposto  “país de maricas”.

Recusou-se a usar máscara em eventos públicos e chegou a comemorar a morte de uma pessoa que morreu enquanto testava a vacina CoronaVac (um caso de suicídio, sem nenhuma relação com a eficácia do produto). Nunca parou de promover aglomerações. Insiste em defender e gastar verbas públicas, que seriam essenciais para o SUS, com medicamentos para um “tratamento precoce” que, além de ineficaz, contribui para matar quem o utiliza. Demorou mais de um ano para criar um comitê de crise que não funciona, na prática. 

 A gestão da pandemia deixou de ser um problema nacional. Tornou-se uma questão planetária, num contexto em que se alastram lá fora os temores quanto aos ataques da atual administração federal ao meio ambiente e aos direitos humanos.

Bolsonaro é a expressão brasileira de um tipo de populismo autoritário, mas principalmente de um grupo de ultra direita que se dedica à dilapidação das instituições mais caras à democracia. Os bolsonaristas têm como alvos permanentes o Legislativo, o Judiciário, o jornalismo, a federação, a ciência, as universidades, os sindicatos, as organizações promotoras de direitos e a independência da Polícia Federal e de outros órgãos coercitivos.

Empenhados em promover a desinformação e o caos, acusam de comunistas, corruptos ou golpistas todos os que ousam criticá-los, algo que não raro se torna pretexto para odiosas perseguições, ataques e tentativas de criminalização. Na verdade, é o bolsonarismo que golpeia de maneira incessante a Constituição, incitando a quebra da ordem democrática. O Presidente deve ainda explicações sobre as investigações sobre os negócios suspeitos da família presidencial.

No Congresso Nacional, a quem cabe fiscalizar o chefe do Executivo e processá-lo e julgá-lo por crime de responsabilidade, os pedidos de impeachment se acumulam mas têm sido ignorados. Antes por Rodrigo Maia e agora pelo atual pelo presidente da Câmara, Arthur Lira, que pode dar início ao processo. Líder-mor do agrupamento de forças de centro e centro-direita denominado Centrão, ele e seu grupo colhem os dividendos de volumosas emendas parlamentares e de manter a aliança com um  presidente sem qualificação ou decoro para o cargo.

Jamais os parlamentares federais, inclusive aqueles que não pertencem ao Centrão, tiveram tanto acesso a recursos públicos e a cargos no Executivo. 

Quando defendemos o impeachment de Jair Bolsonaro, também consideramos que esse processo deve ser absolutamente de acordo com as regras constitucionais e legais. Isso significa que é necessário abrir a investigação frente às tantas graves acusações que pesam sobre o Presidente. 

Nós, abaixo assinados, nos comprometemos com a formação de uma ampla frente social e política para enfrentar o caos causado por esta gestão presidencial. Aquelas e aqueles que, contra todas as evidências, seguirem apoiando Bolsonaro. devem se preparar para o julgamento da história.

 

Assinam:

Agência de Notícias de Direitos Animais (ANDA)

Associação Brasileira de Imprensa 

A Nossa Pegada

Brasil de Fato

Congresso em Foco

De Olho nos Ruralistas

Inesc

Gestos

GTP+ Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo

Le Monde Diplomatique Brasil

Marco Zero

Maré de Notícias 

O Joio e O Trigo

Outras Palavras

Outra Saúde

Portal Catarinas

Plural

Rede Brasileira de Conselhos -RBdC

 

Caso queira aderir ao editorial, por favor, escreva para [email protected]

 

Edição: Vinicius Segalla