"LIMPEZA ÉTNICA"

Protestos em solidariedade à Palestina marcam sábado no Brasil e no mundo

Escalada militar em Burin, Gaza e Jerusalém já deixou 140 palestinos mortos; pelo lado israelense, foram 8 óbitos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Na Grécia, manifestantes vão às ruas em apoio à Palestina - Angelos Tzortzinis /AFP

O sábado (15) foi de protestos ao redor do mundo contra os ataques de Israel a palestinos na Faixa de Gaza, que já deixaram 140 palestinos mortos, incluindo 39 crianças, segundo o Ministério da Saúde da região. 

As manifestações em países como Austrália, Bélgica, Inglaterra, França, Alemanha, Grécia, Iraque e Itália respondem a uma escalada militar sem precedentes desde 2014, quando mais de 2,2 mil palestinos morreram na Faixa de Gaza - incluindo 550 crianças -, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Dez pessoas de uma mesma família, incluindo oito crianças, morreram durante ataques nesta manhã. Além disso, um prédio de 12 andares que abrigava a emissora catari Al Jazeera, a agência estadunidense Associated Press e outros veículos de comunicação, além de apartamentos residenciais, foi destruído pelos mísseis israelenses.

Em frente à Embaixada da Autoridade Palestina em Brasília, manifestantes realizaram um ato de protesto contra os bombardeios e o despejo de 38 famílias palestinas no bairro Sheikh Jarrah, em Jerusalém Oriental.


Ato organizado pelo Instituto Brasil-Palestina neste sábado (15), em Brasília / Comitê Antiimperialista General Abreu e Lima/Divulgação

Um dos organizadores do ato, o Instituto Brasil-Palestina, descreveu em nota como "apartheid" e "limpeza étnica" a atuação de Israel em Gaza.

O Estado de Israel, por sua vez, afirma que apenas responde à violência. Braço militar do grupo islâmico Hamas, o Al-Qassam reivindicou o disparo de foguetes em direção a Israel, que já deixaram oito mortos. 

O sistema antimísseis israelense, conhecido como o "Domo de Ferro", interceptou aproximadamente 90% dos 1,8 mil foguetes lançados desde o início dos conflitos.

Confira como foram os atos ao redor do mundo e acompanhe a cobertura do Brasil de Fato:

Edição: Cris Rodrigues