NOVA REGRA

Pacientes internados por covid-19 poderão receber visita na cidade do Rio

Apenas visitantes imunizados com as duas doses da vacina contra o coronavírus estarão autorizados a entrar nos hospitais

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Pacientes com covid-19 internados nos hospitais da cidade poderão receber visita de pessoas vacinadas com as duas doses dos imunizantes - Marcello Casal Jr. / Abr

Uma nova resolução da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro permitirá que pacientes com covid-19 internados nos hospitais da cidade recebam visita de pessoas vacinadas com as duas doses dos imunizantes a partir desta segunda-feira (17). De acordo com a norma, caberá aos hospitais determinar as regras para a visitação.

Continua após publicidade

Na nova resolução, o visitante deverá apresentar a caderneta de vacinação com a aplicação da segunda dose contra a covid-19 há pelo menos 14 dias. Além disso, as medidas de prevenção à covid-19 como o uso de máscaras e higienização das mãos permanecem obrigatórias na unidade de saúde. 

“Os visitantes vão precisar utilizar o equipamento especial de proteção individual completo, e assim será autorizado visita a todas as unidades e áreas dos hospitais. Cada hospital vai regulamentar como será feito o seu esquema de visitação", explicou o secretário Daniel Soranz ao jornal O Globo, confirmando que a autorização vale inclusive para visitas à UTI.

Leia mais: Ações de vigilância podem evitar nova explosão de covid-19, afirma Fiocruz

Internação prolongada

Hoje em dia nenhuma pessoa que não seja da equipe médica pode entrar nas chamadas "ala covid" das unidades. A visita só passa a ser possível no caso de internação prolongada, quando o paciente já está infectado há mais de 15 dias e é transferido para enfermaria ou UTI das alas comuns.
 

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Jaqueline Deister