MAIS TRANSMISSÍVEL

Paraná ultrapassa marca de 1 milhão de infectados pelo coronavírus

Taxa de ocupação de leitos SUS de UTI no estado está em 96%; região Noroeste apresenta 97% de ocupação

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Todas as regiões do Paraná registram taxa de ocupação superior a 90% - ASSECOM/RN – Elisa Elsie

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná no último domingo (16) registra 1.012.530 casos confirmados de infecção pela covid-19 e 24.527 óbitos no estado. Os números são de dados acumulados do monitoramento da doença.

Continua após publicidade

:: Pazuello, Ernesto Araújo e Capitã Cloroquina: o que esperar da CPI nesta semana? ::

A taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Sistema Único de Saúde (SUS) exclusivos para covid-19 está em 96%. Restam, em todo o estado, apenas 81 leitos livres. Todas as regiões registram taxa de ocupação superior a 90%. A região Noroeste tem estado mais crítico, com 97% de ocupação e apenas oito leitos livres.

Até o momento, o Paraná aplicou 3.200.264 doses. A maioria dos vacinados, no entanto, recebeu apenas a primeira dose. Foram 2.101.159 pessoas vacinadas com a primeira dose e 1.099.105 com as duas doses recomendadas. O Plano Estadual de Vacinação prevê mais de 4,8 milhões de pessoas entre os grupos prioritários.

Mais transmissível

Segundo dados divulgados pela GISAID, iniciativa de monitoramento global de gripe e doenças respiratórias, para o Grupo de Diários América (GDA), a variante, que atualmente, domina o cenário da pandemia já foi encontrada em outros 36 países do mundo, sendo 16 na América Latina.

:: Brasil ultrapassa oficialmente 435 mil vítimas da covid-19 ::

Cientistas ainda não têm a confirmação de que essa cepa do Sars-CoV-2 é mais agressiva, no entanto, ela é comprovadamente mais transmissível, o que acaba provocando mais mortes do que a primeira versão identificada do coronavírus.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini