O Rio Grande do Sul registrou 39 óbitos em decorrência da covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (SES) desta segunda-feira (17). Com isso, já são 26.724 vidas perdidas no território gaúcho em função da doença.
O estado também soma 1.032.330 infectados pelo novo coronavírus desde o início da pandemia, com a confirmação de 609 novos casos pela SES. Dos infectados até o momento, 990.913 (96%) são considerados recuperados e 14.612 (1%) estão em acompanhamento.
De acordo com a SES, Cachoeirinha e Santo Ângelo foram as cidades com o o maior registro de vítimas fatais hoje, sendo 4 óbitos cada. Outras diversas cidades registraram, hoje, de um a três óbitos. Dos 497 municípios gaúchos, somente oito não têm registro de vítimas fatais.
Situação das UTIs no estado
A ocupação geral das UTIs em todo o Rio Grande do Sul marcou 78,1% às 18h desta segunda-feira. São 2.649 pacientes em 3.390 leitos de UTI. Dos pacientes internados, 1.591 (59,9%) têm diagnóstico positivo para a doença e mais 121 (4,6%) estão sob suspeita.
A ocupação dos leitos de UTI da rede privada registra 88,8% em todo o estado. Já os leitos do Sistema Único de Saúde têm ocupação de 74,8%. Dos 2.516 leitos SUS em operação, 1.881 estavam ocupados.
Ocupação dos leitos na Capital
A ocupação dos leitos de UTI em Porto Alegre registrou a marca de 83,50% hoje. Dois hospitais ainda estão com sua ocupação acima do limite.
Dos 759 pacientes em cuidados intensivos na Capital, 363 têm covid-19 confirmada. Além disso, 23 têm suspeita da doença e dois positivados aguardam na emergência por leitos.
País ultrapassa as 436 mil mortes
O Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (Conass) registrou, em boletim publicado hoje (17), 786 óbitos e 29.916 infectados em todo o país. Com isso, o Brasil já soma 436.537 mortes e 15.657.391 contaminados pelo novo coronavírus.
De acordo com o Conass, o RS permanece como o terceiro estado em número de infectados e o quarto em relação às vítimas fatais.
O que é coronavírus?
É uma extensa família de vírus que podem causar doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a OMS, em humanos, os vários tipos de vírus podem causar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns até a crises mais graves como as provocadas pela síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e a síndrome respiratória aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.
Como ajudar a quem precisa?
A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.
Como tirar dúvidas?
A Secretaria Estadual da Saúde recomenda à população e aos profissionais de saúde do RS que entrem em contato com a vigilância epidemiológica de seu município para esclarecimento de dúvidas. Nos horários que as repartições municipais não estiverem atendendo ao público, está disponível o telefone 150 – Disque Vigilância da SES. Questionamentos podem ser encaminhados também para o email [email protected].
:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::
SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS
Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.
Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.
