AGORA

AO VIVO: Na CPI, Ernesto Araújo deve explicar apoio à cloroquina e ao "comunavírus"

Expectativa é que ex-chanceler fale sobre "tratamento precoce", crises diplomáticas com a China e bastidores do governo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ernesto Araújo será ouvido nesta terça-feira (18) na CPI da Covid - Jefferson Rudy / Agência Senado

A CPI da Covid vai ouvir, nesta terça-feira (18), o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo, que fez parte do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). A expectativa dos senadores é que ele fale sobre o fato de ter sido um grande entusiasta da cloroquina para o tratamento da doença, quando já tinha sido comprovado que a droga não ajudava no combate ao coronavírus.

Além disso, no que se refere à sua atuação como chefe do Itamaraty, ele deverá ser questionado sobre as dificuldades diplomáticas que teria criado com o governo chinês e a postura de afastar o Brasil da Organização Mundial da Saúde (OMS), por exemplo. Atitudes que podem ter prejudicado o fornecimento de vacinas ao país.

A expectativa também é grande para que Araújo fale sobre a viagem que fez a Israel, em março deste ano. Na ocasião, ele foi enviado em uma comitiva para ter mais informações sobre um spray em fase de testes contra a covid, que seria “milagroso”, nas palavras do próprio presidente da República. Porém, todos da comitiva voltaram de mãos vazias, sem nada que pudesse ajudar no tratamento ou na prevenção da doença.

:: Artigo: Para onde Ernesto Araújo levou o Brasil? ::

Por fim, há questionamentos a serem feitos a respeito das teorias heterodoxas sobre política internacional que encampou enquanto estava no cargo. Durante o período, por exemplo, ele disse que a OMS tinha “um projeto globalista”, chamou o agente causador da pandemia de "comunavírus" e sugeriu que a China estaria por trás do surto que tomou conta do planeta. “Não bastasse o coronavírus, precisamos enfrentar também o comunavírus”,chegou a dizer.

Confira a cobertura minuto a minuto:
 

Edição: Vinícius Segalla