PANC

Serralha, que já foi considerada uma planta invasora, é rica em vitaminas e proteínas

Da família da alface, a serralha tem gosto mais amargo, semelhante ao almeirão ou ao espinafre

Ouça o áudio:

Serralha cresce de forma espontânea, em lugares úmidos e de clima ameno - Divulgação
Alimento só é contraindicado para fenilcetonúricos e quem tem problemas no fígado

Por muito tempo ela foi considerada como uma invasora, em especial nas lavouras e nas pastagens. Isso porque suas sementes são facilmente carregadas pelo vento e não precisam de quase nada para germinar. Ainda bem que hoje já sabemos que ela é um alimento saudável e saboroso e por isso seu cultivo vem se expandindo em diversas regiões do país.

Estamos falando da Serralha, uma Planta Alimentícia Não Convencional (Panc) da família da popular alface, que tem tudo para conquistar um lugar cativo na mesa dos brasileiros. Com gosto semelhante ao do espinafre, ela já é encontrada em feiras e em cestas de alimentos orgânicos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país.

:: Nunca ouviu falar em Panc? Então leia sobre elas aqui! ::

Onde tem Serralha?

Em geral, a serralha cresce de forma espontânea, em lugares úmidos, de clima ameno e com razoável incidência de luz. É possível encontrar essa iguaria em terrenos baldios, calçadas ou quintais. Nas fases iniciais de crescimento, a serralha lembra o dente-de-leão, mas quando cresce ganha caules mais cumpridos, com folhas alongadas e bastante recortadas, além de flores amarelas.

A serralha é uma planta muito nutritiva, rica em vários minerais importantes para a nossa saúde, como o magnésio, cálcio, potássio, fósforo, sódio, ferro, zinco e manganês. Também é reca em vitaminas como a vitamina C, B2 e B6 e possuí ainda betacaroteno, luteína e mais proteína e fibras alimentares que o espinafre

A explicação é da nutricionista Cristina Ramos Callegari, que trabalha na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Tudo se aproveita

Quase todas as partes da serralha podem ser consumidas na alimentação, incluindo as flores e o talos.  A dica para utilizar as folhas é dar preferência para as plantas mais jovens que ainda não floriram.

:: Quer comer flor? Que tal, então, uma receita com a capuchinha? ::

“As folhas da serralha podem ser consumidas cruas em saladas ou também refogadas na composição de sopas, cozidos, recheios para pães, tortas, refogada com polenta, cozida no arroz e ela tem um sabor levemente amargo, que lembra o espinafre. Quem não gosta desse sabor amargo pode aferventar um pouco a folha ou deixar de molho em agua fria para retirar esse sabor amargo”, diz Cristina. “As folhes e botões podem ser preparadas à milanesa ou a dorê e os caules e talos podem ser feitos em conserva, tipo aspargos.”

:: Conheça outra Panc, mega nutritiva e cheia de valor cultural: a vinagreira! ::

Contém fenilalanina...

Mas é preciso ter atenção a um ponto importante: a serralha não é indicada para pessoas portadoras de fenilcetonúria uma doença rara, na qual o paciente nasce sem a capacidade de quebrar moléculas de um aminoácido chamado fenilalanina, bastante presente na serralha.

“Também não é indicada para quem tem problemas no fígado, pois ela aumenta a produção de bile e pode causar icterícia”, aponta a nutricionista. “É preciso também ter muito cuidado para consumir uma planta que não conhecemos, de reconhece-la e saber identificar se, no lugar onde é encontrada, não tem aplicação de veneno ou mesmo dejetos de animais.”

De olho nesses cuidados, que tal experimentar uma receita de patê de serralha, ótima para acompanhar pães e torradas?

Patê de Serralha

Ingredientes:

2 potes de requeijão;
2 dentes de alho;
½ cebola picada;
Sal à gosto;
4 colheres de azeite de oliva;
Folhas de serralha

Modo de preparo:

Pique a cebola e alho e adicione junto aos outros ingredientes em um liquidificador. Bate até formar um patê. É possível adicionar pimenta do reino branca, chimichurri e cebolinha para agregar mais sabor.

Edição: Morillo Carvalho