Paraná

Futebol

Coluna Elas por Ela | Mudanças no Brasileirão

CBF anunciou criação de uma nova divisão: o Campeonato Brasileiro Feminino A3

Curitiba (PR) |
Coluna da edição 212 do Brasil de Fato Paraná - Arte: Vanda Moraes

Na última terça, 18, a CBF anunciou mudanças significativas na estrutura do futebol de mulheres para 2022. Foi noticiada a criação de uma nova divisão: o Campeonato Brasileiro Feminino A3. Com isso, ocorrerá aumento no número de equipes participantes nas competições nacionais, de 52 para 64, divididas nas três séries.

A confederação defende que a nova competição faz parte do processo de fomento do futebol feminino. De acordo com Aline Pellegrino, coordenadora de competições femininas: “Vivemos um momento de muita maturidade das competições adultas femininas, com o aumento da competitividade entre os clubes e uma visibilidade cada dia maior. Permitindo que novas equipes ingressem no circuito nacional de competições. A divisão A3 ajudará muito no aumento do mercado de trabalho para as atletas.”

A divisão contará com 32 times e no sistema de mata-mata. Isso afeta as outras divisões: a A2 passará a ter 16 clubes participantes e a A1 mantém os 16 atuais, contudo, agora passam a cair somente dois times. Lembramos que no próximo ano, além desses torneios, teremos também a SuperCopa do Brasil. Tem bastante bola pra rolar!

Edição: Lia Bianchini