patrimônio imaterial

Estilo maranhense de dançar reggae "agarradinho" pode virar Patrimônio Cultural

Ritmo jamaicano, que conquistou o Maranhão há décadas, ganhou característica própria já faz parte da identidade local

Ouça o áudio:

Estilo "agarradinho" de dançar o reggae pode virar Patrimônio Cultural - Karlos Geromy (Secap MA)
Acredito que o estilo reggae é o nosso grito de liberdade

Na fala, nas roupas, na dança. Em cada detalhe, o reggae está presente na vida dos maranhenses, sendo parte inseparável da identidade local. Por lá, o ritmo tem grande impacto em diferentes setores da sociedade. É o que explica Ademar Danilo, jornalista e diretor do museu do reggae no Maranhão.

Continua após publicidade

“O reggae chegou se aliando às manifestações culturais genuinamente maranhenses como o bumba meu boi, o tambor de crioula. O segundo impacto é o turístico: há pesquisas que indicam que a primeira coisa mais conhecida do Maranhão fora do Maranhão são os lençóis maranhenses. E, em segundo lugar, é o reggae do Maranhão. E o terceiro impacto é econômico. São milhares e milhares de famílias que sobrevivem através da cadeia produtiva do reggae”, afirma.

:: Agarradinho, melôs, radiola e o "mistério supremo" da chegada do reggae no Maranhão :: 

O ritmo nasceu na Jamaica no final da década de 60, e chegou ao maranhão por volta de 1971. Depois, ele foi apropriado pelos maranhenses e evoluiu de maneira diferente do país de origem. Ademar conta que, hoje, o que se ouve no Maranhão é o reggae roots, ou reggae de raiz.


Maranhenses e o reggae: uma relação de identidade cultural/ Divulgação/Governo MA

O diretor do museu do Reggae também destaca a forma divertida com que os maranhenses se integraram ao ritmo, superando até mesmo as barreiras da linguagem.

"Aqui existe uma expressão chamada 'melô'. Por ser em outra língua, como é que o maranhense iria pedir a sua música favorita? Então o povo começou a apelidar as músicas. Por exemplo, existe uma música chamada white witch, um dos maiores sucessos de reggae aqui do Maranhão, de todos os tempos. E aí, no refrão, a cantora diz assim 'white witch is gonna get you', ou, a bruxa branca vai te pegar. Ela soa assim: ‘white witch gonna get ya’, ‘white witch gonna get ya’(sic). Aí o maranhense canta 'olha o caranguejo, olha o caranguejo'. Virou o melô do caranguejo, conta Ademar, aos risos.

:: Central do Brasil: na Jamaica brasileira, São Luís, reggae é patrimônio popular :: 

Agarradinho

O reggae do Maranhão tem um elemento próprio, que não se vê em nenhum outro lugar do mundo. É a dança a dois, ou agarradinho, com eles gostam de dizer.

A tracista Alessandra Vieira aprendeu a dançar ainda criança, com sua família. Hoje, ela é ativista pela valorização e divulgação da cultura ‘regueira’ no Estado.

“O reggae ainda é considerado algo marginalizado, igual ao funk no Brasil. Mas a gente foi muito resistente. Teve amigos meus - eu sou uma mulher de 34 anos mas eu tenho uma relação com pessoas mais velhas - que chegaram a apanhar da polícia militar”.


Museu do Reggae no Maranhão é o único dedicado ao ritmo fora da Jamaica / Museu do Reggae - Divulgação

Alessandra destaca que, apesar de ainda existir preconceito, o cenário atual é mais positivo, com o aumento de políticas públicas para reconhecimento do reggae como manifestação cultural legítima do Maranhão. O ritmo segue vivo e cada vez mais fortalecido por novas gerações de maranhenses.

“Você vai pra um local onde vai relaxar, sentir positividade, olhar pessoas que passaram o dia exaustas mas querem dançar, querem se libertar, querem pular, querem gritar. porque eu acredito que a música reggae é o nosso grito de liberdade. de todas as espécies. de todas as cores, de todas as raças”, diz.

:: Batucadas de mulheres marcam a cena cultural e política da cidade de João Pessoa :: 

Turistas e maranhenses podem mergulhar nessa história no Museu do Reggae no Maranhão, o único dedicado ao ritmo fora da Jamaica. Desde a abertura, em 2018, o museu já recebeu mais de 120 mil visitantes.

Além disso, a dança reggae ao estilo maranhense, “agarradinho”, poderá ser tombada como patrimônio cultural imaterial.

A proposta foi registrada na Secretaria de Cultura do estado no último dia 11 de maio, Dia Nacional do Reggae, e será encaminhada ao governador Flávio Dino (PCdoB).

 

Edição: Douglas Matos