insurreição popular

Exposição virtual reúne obras sobre os 150 anos da Comuna de Paris

Mostra que estreia nesta sexta (21) divulga trabalho de 39 artistas de 15 países ao redor do mundo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Exposição reúne dezenas de capas elaboradas para o livro "Paris Commune 150", a ser lançado internacionalmente no próximo dia 28 - Ilustração: Junaina Muhammed (Índia)

Para celebrar os 150 anos do fim da Comuna de Paris, uma das mais importantes insurreições populares do século 19, o Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, a Expressão Popular e 25 editoras internacionais inauguram uma exposição virtual reunindo trabalho de dezenas de artistas e designers nesta sexta (21).

A mostra reúne capas criadas pelos profissionais para a edição especial do livro Paris Commune 150, a ser lançado em 15 idiomas no próximo dia 28 - data que marca o fim do primeiro governo popular da história. 

Elaborado sob o conceito de solidariedade internacional, o projeto gráfico e as artes da exposição trazem reflexões sobre a história e legado da Comuna de Paris e o que esse momento histórico significa para as lutas dos povos de hoje.

(Divulgação: Tricontinental)

A obra retrata com detalhes o contexto de quando operários franceses escolhidos por meio do sufrágio universal organizaram uma gestão provisória após a queda do imperador Napoleão III, com o objetivo de realizar reformas e reduzir as desigualdades sociais na França. 

Gratuita e virtual, a exposição que pode ser acessada pelo site do Tricontinental reúne o trabalho de 39 artistas de 15 países das Américas, Ásia, África, Magrebe e Região Árabe e Europa. 

Duas das obras presentes na mostra foram escolhidas para a capa e para a contracapa do livro. No Brasil, a obra foi disponibilizada pela Expressão Popular neste mês, exclusivamente para assinantes do Clube do Livro

Também a partir do próximo 28 de maio estará disponível para download gratuito ou com contribuição voluntária no site da editora. 

Edição: Vivian Virissimo