CONSUMIDOR

É possível fazer reclamações online sobre problemas nas relações de consumo?

Sim! Portal consumidor.gov.br permite realizar reclamações e acompanhar a situação online

Ouça o áudio:

Somente empresas que aderem previamente ao serviço, que é público, podem ser acionadas pelo site - Créditos da imagem: consumidor.gov.br
O prazo para resposta costuma ser de 10 dias

Em alguns municípios o atendimento no PROCON não está sendo realizado, causando impacto na vida dos consumidores que não têm um local imediato para fazer reclamações e verem seus problemas resolvidos.

Muitas pessoas não conhecem o portal consumidor.gov.br, mas ele é um canal em que é possível realizar reclamações e acompanhar a tratativa, tudo de forma online. Somente empresas que aderem previamente ao serviço, que é público, podem ser acionadas pelo site.

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Nele é possível consultar a lista de empresas disponíveis que contemplam os mais variados serviços como bancos, comércio de diversos segmentos, serviços de telefonia, energia elétrica e água. O prazo para resposta costuma ser de 10 dias.

Pelo portal também é possível verificar indicadores que demonstram o prazo de respostas, índice de solução de problemas pelas empresas, satisfação do serviço, dentre outros.

Jonathan Hassen é advogado popular.

Edição: Elis Almeida