Paraná

Covid-19

Paraná tem mais de mil pessoas na fila por leitos hospitalares

Ocupação das UTIs SUS volta a apresentar números altos: nesta segunda (24), índice era de 96%

Curitiba (PR) |
Paraná é o estado com a maior fila de espera por leitos de UTI - Mário Oliveira/Semcom

No início de maio, o Paraná tinha cerca de 300 pessoas na fila de leitos exclusivos para Covid-19. O número aumentou proporcionalmente com o crescente registro de casos e a circulação das novas cepas no estado. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), nesta segunda-feira (24), o estado registrou 1.098 pacientes aguardando por transferência para leitos exclusivos Covid-19. Destes, 523 aguardam por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 575 por leitos de enfermaria.

O número já supera o maior índice registrado em 2021, que foi no dia 20 de março, com exatos mil pacientes na fila de espera. O Paraná, nesta semana, é o estado no Brasil com a maior fila de espera por leitos de UTI, seguido por São Paulo, que registrou mais de 200 pacientes aguardando.

De acordo com os dados divulgados pela Sesa, a região de Curitiba é a que mais concentra pessoas aguardando por uma vaga, com 155 na fila por leito de UTI e 247 na espera por leito de enfermaria.


Fonte: Sesa

O aumento nos números ocorre junto ao retorno de índices altos na ocupação das UTIs nos hospitais. Nesta segunda feira, a taxa de ocupação das UTIs adulto pertencentes ao SUS no Paraná era de 96%.


Fonte: Sesa

Em nota ao Brasil de Fato Paraná, a assessoria de comunicação da  Sesa informou que "todos os pacientes estão sendo assistidos, sejam em hospitais de pequeno porte, unidade de saúde ou ambulatoriais, recebendo tratamento similar ao que receberiam em leitos exclusivos. Nenhum destes paranaenses está em casa ou em ambulâncias, todos estão sendo atendidos com suporte ou conforto ventilatório. O governo já abriu 4.729 leitos exclusivos para atendimento da Covid-19, sendo 1.936 UTI's e 2.793 enfermarias, e estuda a possibilidade de novas aberturas, mas ressalta a importância de medidas de distanciamento, uso de máscaras, álcool em gel, lavagem das mãos e evitar aglomerações."

Já passa de um milhão de paranaenses contaminados pelo coronavírus e, até esta semana, registrou-se 25.362 mortes.

Edição: Lia Bianchini