MAIS TRANSMISSÍVEL

Variante indiana no RJ: homem é transferido de Campos para isolamento na capital

Se for confirmada a presença da nova cepa, chamada B.1.617, será o primeiro caso no estado do Rio de Janeiro

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
O material do trabalhador que testou positivo foi coletado e encaminhado para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Mufid Majnun/ Unsplash

Na última segunda-feira (24), a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro, informou que iniciou o monitoramento de um morador da cidade que testou positivo para covid-19 após retornar de uma viagem de trabalho na Índia.

Ainda não há confirmação sobre a cepa do vírus que ele foi contagiado. Se for confirmada a presença da nova variante identificada no país, chamada B.1.617, será o primeiro caso no estado do Rio.

Leia também: Suspeita de variante indiana é monitorada em morador de Campos dos Goytacazes (RJ)

Segundo a Subsecretaria de Atenção Básica e Promoção da Saúde da cidade, a pedido da empresa para a qual ele presta serviços, o homem foi para um hotel na capital na noite da última segunda (24), onde permanecerá em isolamento. 

Outros dois trabalhadores que o acompanhavam, também residentes em Campos, já realizaram exames e testaram negativo para a doença. Eles estão sendo monitorados pela equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs/Campos) e ficarão em isolamento domiciliar nos próximos sete dias. 

A prefeitura informou ainda que coletou, na manhã da última segunda (24), o material do trabalhador que testou positivo e encaminhou para o laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para realização do sequenciamento.

“Vamos continuar monitorando de forma remota os três trabalhadores. Uma equipe da subsecretaria irá ao hotel onde ele ficou e fará uma vistoria”, afirmou o subsecretário de Atenção Básica, Charbell Kury. 

Leia mais: Pelo Maranhão, variante indiana da covid-19 chega ao Brasil e acende alerta

Na semana passada, foram confirmados os primeiros seis casos da variante indiana no Brasil. Os pacientes são tripulantes de um navio que está ancorado em alto-mar no litoral do Maranhão. Três deles desembarcaram para receber atendimento médico em São Luís, capital do estado, sendo que um continua internado na UTI de um hospital particular da cidade.

Todos os outros ocupantes da embarcação seguem à bordo, isolados em cabines individuais — dos 24 tripulantes, 15 testaram positivo para covid-19. No entanto, só foi possível confirmar a linhagem do vírus de seis amostras.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Mariana Pitasse