Luta por Justiça

Juristas pela Democracia comemoram aniversário com Lula, Dilma e outros progressistas

Celebração vai acontecer a partir das 18h, na próxima sexta-feira (28), em transmissão ao vivo pela internet

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Lula e Dilma vão participar de celebração on-line de Associação Brasileira de Juristas pela Democracia
Lula e Dilma vão participar de celebração on-line de Associação Brasileira de Juristas pela Democracia - Pedro Stropasolas

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) vai comemorar seu aniversário com as participações dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT), do governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), e de Guilherme Boulos (PSOL), na próxima sexta-feira (28).

Continua após publicidade

A celebração vai acontecer a partir das 18h por meio de uma transmissão que vai ser feita por meio de uma parceria entre a entidade, o Canal do Conde e o site GGN.

O sociólogo Boaventura de Sousa Santos, a Pastora Lusmarina, o líder do Movimento Nacional de Favelas e Periferias, André Constantine, o jornalista Luis Nassif e as atletas Marta Sobral e Carol Soberg também vão participar da comemoração. 

:: Juristas explicam por que Bolsonaro pode ser chamado de “genocida” ::

Diversas entidades parceiras, como a Associação Juízes para a Democracia (AJD), os Coletivos por um Ministério Público Transformador (Transforma MP), o Defensoras e Defensores Públicos pela Democracia, a Associação Advogadas e Advogados Públicos para a Democracia (APD), Policiais Antifascismo, Coalização Negra Por Direitos e as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo também vão marcar presença no evento.

Fundada há quase três anos, a associação tem como objetivo unir juristas de todo o País na defesa da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito no pós-golpe. Ela consiste em um espaço presente em 18 estados brasileiros, contemplando as diversidades e incidindo diária e diretamente na luta pela preservação da democracia.

Entre suas maiores contribuições para a sociedade, destaca-se a denúncia apresentada em abril de 2020 ao Tribunal Penal Internacional (TPI), pedindo a condenação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por crime contra a humanidade, pela gestão da crise da covid-19. 

::Carol Proner: Por que a ABJD denunciou Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional?::

O tema é mais atual do que nunca diante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que investiga, justamente, omissões e irregularidades do governo federal no enfrentamento à pandemia.

Outra grande contribuição da associação foi a atuação sistemática dos Juristas pela Democracia na batalha pela garantia constitucional da presunção de inocência e pela liberdade de Lula. 

Em 2019, a entidade encampou a campanha #MoroMente, que foi um marco ao expor as parcialidades, ilegalidades e os crimes do então juiz Sergio Moro e de procuradores da extinta Operação Lava Jato.

Edição: Vinícius Segalla