POR SAÚDE

Metroviários de Belo Horizonte param por data de vacinação contra covid

Nesta quarta (26), o metrô da capital funciona das 5h30 às 10h e das 16h às 20h; uma greve não está descartada

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |

Ouça o áudio:

Metrô de Belo Horizonte continua funcionando, mesmo com pandemia, e metroviários requerem vacina - Foto: CMBH

Nesta quarta-feira (26), o metrô de Belo Horizonte funciona em escala reduzida de horários. Os metroviários, em assembleia realizada em 21 de maio, decidiram pela paralisação completa dos serviços por um dia. De acordo com o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), a paralisação reivindica uma data para a vacinação dos trabalhadores do transporte público contra o coronavírus.

Porém, uma decisão da Justiça do Trabalho determinou que o metrô deve funcionar das 5h30 às 10h e das 16h às 20h.

“Nós já fomos incluídos como grupo prioritário para a vacinação, o que nós queremos é data”, explica Alda Lúcia, integrante da diretoria do sindicato. “Não queremos passar à frente de ninguém. É porque nós estamos na linha de frente, em contato com a população, tivemos a morte de um metroviário de 28 anos, sem nenhuma comorbidade, e que estava trabalhando”, completa.

Alda relata que os empregados da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) estão com medo de se contaminarem, fora a falta de álcool em gel e de condições seguras para o trabalho. Os metroviários pretendem, com essa paralisação, fazer pressão sobre a Prefeitura de Belo Horizonte, o governo de Minas Gerais e o governo federal, já que a CBTU é uma empresa pública nacional.

A possibilidade de uma greve não está descartada.

::BH é a única capital do Sudeste que não tem renda mínima emergencial::

Vacinação em BH

Os trabalhadores do transporte coletivo (ônibus e metrô) estão entre o público prioritário de vacinação. O Plano Nacional de Imunização estabelece 28 etapas para os grupos prioritários. Os metroviários se enquadram na 21ª etapa.

Em audiência na Câmara Municipal de Belo Horizonte, na terça-feira (25), o representante da Secretaria Municipal da Saúde Paulo Correia informou que todo o público prioritário totaliza 1,1 milhão de pessoas no município.

Atualmente, a PBH está imunizando portadores de comorbidade com idade entre 18 e 59 anos, mas sofre com falta de vacinas.

“O Ministério da Saúde sinaliza que até meados do segundo semestre a gente consiga vencer a etapa de prioridades”, informou Paulo Correia.

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Rebeca Cavalcante e Elis Almeida