Meio ambiente

No Dia da Mata Atlântica, Programa Bem Viver debate preservação do bioma

Para pesquisador, flexibilização das leis ambientais irá causar grande impacto na conservação da Mata Atlântica

Ouça o áudio:

Para converter extinção de espécies é preciso medidas efetivas de controle do desmatamento
Para converter extinção de espécies é preciso medidas efetivas de controle do desmatamento - Foto: Marcelo Ferreira
Entre 2019 e 2020, o desmatamento subiu em 10 dos 17 estados que abrangem o bioma

A Mata Atlântica abriga centenas de espécies de animais e plantas em riscos de extinção, que correm o risco até o desaparecer totalmente do planeta. Para converter o cenário, cientistas recomendam medidas efetivas de controle do desmatamento, planos específicos de proteção de espécies, criação de áreas de preservação e mais investimentos em pesquisa sobre biodiversidade.

Continua após publicidade

“Outro passo importante é tomar cuidado com a eleição dos nossos representantes, nos municípios, estados e no governo federal. Precisamos de uma bancada ambiental forte que não deixe acontecer coisas que estão acontecendo agora, como flexibilização das leis ambientais, que sem dúvida terão impacto muito grande na conservação da Mata Atlântica e de outros biomas do Brasil”, diz o biólogo Ricardo Moratelli, entrevistado no Programa Bem Viver, para marcar o Dia da Mata Atlântica, celebrado hoje (27).

Continua após publicidade

:: As veias abertas na Mata Atlântica ::

Continua após publicidade

Segundo dados do Atlas da Mata Atlântica, só entre 2019 e 2020, o desmatamento subiu em 10 dos 17 estados que abrangem o bioma. No Espírito Santo e em São Paulo, por exemplo, o desmatamento quadruplicou em relação ao ano anterior. O bioma sofre com o desmatamento desde o começo da colonização do Brasil.

Continua após publicidade

“Falta investimento em ciência e tecnologia. Vivemos um momento espetacular entre 2004 e 2014, que foi uma década de crescimento tecnológico sem precedentes no país. Nos últimos dois anos, no entanto, há a retirada substancial de recursos das universidades e instituições de pesquisa”, lamenta o pesquisador.

:: Dia Nacional da Mata Atlântica: bioma tem 25% das espécies ameaçadas ::

Segurança nas manifestações

A Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares elaborou um guia de segurança sanitária para manifestantes em tempos de Covid-19, disponível no site medicospopulares.org. No sábado (29) estão marcadas manifestações pelo impeachment de Bolsonaro em pelo menos 85 cidades do país.

:: Vai aos atos contra Bolsonaro? Relembre orientações sanitárias para minimizar risco ::

O guia recomenda o uso de máscara tipo PFF2 ou N95, bem ajustada no rosto, cobrindo nariz e boca, sem vazamentos. Se o manifestante tem máscara desse modelo, o indicado é usar uma máscara cirúrgica simples, coberta por uma máscara de pano.

Vale lembrar que mesmo as manifestações ocorrendo em locais abertos e ventilados, os manifestantes devem manter pelo menos dois metros de distância um do outro.

Semana do Brincar

Com a pandemia as crianças têm passado muito mais tempo em casa e o espaço do brincar virou a sala, a cozinha, o quarto ou o quintal. E com muitos dos responsáveis fazendo home office entreter os pequenos se tornou um desafio.

Por isso, neste ano, a Semana Mundial do Brincar, que vai de 22 a 30 de maio, discute o tema “Casinhas da Infância”, pensando justamente em debater como nossas casas podem ser locais de proteção, de diversão e de aprendizado.

No Brasil a iniciativa é da organização não-governamental Aliança pela Infância. A proposta é estimular a criatividade na utilização dos espaços e dar apoio aos pais e responsáveis.

:: Crianças de comunidades tradicionais falam sobre brincadeiras no programa Radinho BdF ::

Edição: Sarah Fernandes