CPI da Covid

Gabinete paralelo: atuação de grupos extraoficiais é marca do governo, diz analista

Defesa de tratamento precoce e estratégia de imunidade de rebanho foram focos de atuação do grupo próximo ao presidente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Osmar Terra, deputado que negou gravidade do coronavírus desde o início da pandemia, teria sido um dos principais nomes do chamado "gabinete paralelo" - Evaristo Sá/AFP

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid tem revelado que a política de condução do enfrentamento à pandemia do governo Jair Bolsonaro (sem partido) foi coordenada por um grupo informal de assessores com atuação sistemática dentro do Ministério da Saúde.

Chamado de "gabinete paralelo", o grupo seria formado por médicos e empresários que aderiram ao negacionismo defendido pelo presidente. 

Segundo a analista política, Monalisa Soares, a atuação de grupos paralelos não está restrita ao Ministério da Saúde, mas permeia todo o governo Bolsonaro.

“É  sempre um conjunto de pessoas, que não são necessariamente vinculados a cargos do governo, mas que preservam as matrizes ideológicas e puristas que seriam o marco que trouxe esse grupo ao poder e que demarcaram suas questões.", declara Soares

Defesa de tratamento sem comprovação científica, imunização de rebanho, e negação sistemática de compra de vacinas foram os focos de atuação do grupo, que teria influenciado na demissão de dois ministros da Saúde, Henrique Mandetta e Nelson Teich.

::‘Ministério paralelo’ de Bolsonaro teve 24 reuniões para tratar do combate à covid::

CPI

Ambos, em depoimento à CPI, citaram a existência de um “ministério paralelo”, que seria contrário às orientações da Organização Mundial da Saúde, e influenciava as decisões presidenciais sobre a pandemia.

“Fui chamado ao terceiro andar [do Palácio do Planalto] porque tinha lá uma reunião com vários ministros e médicos que iam propor esse negócio de cloroquina (...). Quer dizer, ele [Bolsonaro] tinha esse assessoramento paralelo”, afirmou Mandetta à CPI.

“Nesse dia, havia sobre a mesa, por exemplo, um papel não-timbrado de um decreto presidencial para que fosse sugerido naquela reunião que se mudasse a bula da cloroquina na Anvisa, colocando na bula a indicação da cloroquina para coronavírus”, descreveu ele em um dos pontos mais importantes do depoimento.

::Bolsonaro pediu a Arthur Weintraub relatório em defesa da cloroquina contra covid::


O professor de Direito Previdenciário Arthur Weintraub: ele é autor de um relatório sobre a eficácia da cloroquina no tratamento à covid que foi usado por Bolsonaro para defender distribuição do medicamento em hospitais/ Arquivo pessoal

A infectologista, Rachel Stucchi, afirma que sabia da existência de profissionais da saúde assessorando o presidente Bolsonaro nas decisões sobre tratamento precoce, mas se surpreendeu com a estrutura da organização paralela revelada pela CPI.

“Não tínhamos dado um nome pra esse gabinete paralelo, mas sabíamos de vários colegas nossos. A gente já sabia, mas não com esse nome, e nem que tinha reunião com protocolos prontos, mudança de bula. Na minha imaginação não chegava que eles fariam tudo isso”, aponta.

::CPI da Covid: Dimas Covas se junta à Pfizer e encurrala gestão de Jair Bolsonaro::
 

Protagonistas e efeitos colaterais

Os atores citados como mais influentes durante a CPI da pandemia foram: o empresário Carlos Wizard, dono da rede idiomas com mesmo nome, o deputado Osmar Terra, que negou a gravidade do vírus desde o início da crise sanitária, e Mayra Pinheiro, secretária de Gestão de Trabalho e da Educação do Ministério da Saúde, conhecida como Capitã Cloroquina.

O efeito das estratégias do gabinete são fáceis de perceber: o crescimento exponencial de novos casos no país, uma média de 1.823 óbitos por dia, um sistema de saúde colapsado e uma campanha de vacinação sem data para terminar.

Segundo Raquel Stucchi, se a política do Ministério da Saúde não tivesse sido pautada por esse grupo, hoje o cenário poderia ser muito diferente.

“Se em agosto tivéssemos conversado com a Pfizer, acredito que estaríamos próximos dos 70%[vacinados]. Acho que próximo do que  a Europa está vivendo hoje. Já podendo sair, quase sem máscara. Mas acho que vamos adiar por mais de um ano.”, conclui.

Desdobramentos

Segundo a analista política Monalisa Soares, ainda não está claro qual pode ser a responsabilização criminal sobre o gabinete paralelo.

“Nas primeiras semanas da CPI, o governo sofreu um desgaste. A gente viu isso no aumento da reprovação do presidente e na queda da pesquisa de intenção de votos para 2022.”, afirma Soares.

“A gente saiu de uma eleição onde o polo aglutinador foi o antipetismo, e a gente pode estar caminhando para uma em que o polo vai ser o antibolsonarismo”, destaca.

Neste sábado (29), protestos em todo o país pedem a saída de Jair Bolsonaro, vacina no braço e comida no prato!

::Vai aos atos contra Bolsonaro? Relembre orientações sanitárias para minimizar risco::

 

Edição: Vinícius Segalla e Isa Chedid