CONTESTAÇÃO

Lei quer proibir homenagem a torturadores em nomes de espaços públicos no RS

Texto do vereador Giovani Culau e Mandato Coletivo também veda nomes responsáveis por violações de direitos humanos

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |

Ouça o áudio:

Em Porto Alegre, Avenida da Legalidade e da Democracia voltou a homenagear o ditador Castello Branco, em 2018.
Em Porto Alegre, Avenida da Legalidade e da Democracia voltou a homenagear o ditador Castello Branco, em 2018. - Pequi Filmes / Reprodução

O vereador Giovani Culau (PCdoB), representante do Movimento Coletivo, protocolou nesta quarta-feira (2) o Projeto de Lei Complementar do Legislativo (PLCL) 320, que proíbe homenagens à torturadores e violadores dos direitos humanos em ruas e equipamentos públicos de Porto Alegre.

:: Pesquisadores brasileiros criam plataforma online sobre a contestação de monumentos ::

O texto do PLCL também veda nomes que constem no Relatório Final da Comissão Nacional da Verdade, como responsáveis por violações de direitos humanos.

Conforme destaca Giovani e o Movimento Coletivo, demonstrações de apologia ao autoritarismo e à ditadura militar têm ganhado espaço na cidade, à exemplo da troca do nome da Avenida da Legalidade e da Democracia, que voltou a homenagear o ditador Castello Branco, em 2018.

:: O que significa retirar estátuas de escravocratas do espaço público? ::

Conforme aponta a justificativa do projeto, situações como essa não podem voltar a acontecer, pois a denominação de logradouros e equipamentos públicos deve contribuir pelo zelo do Estado Democrático de Direito, consagrado pela Constituição de 1988 que marcou o fim do período em que o Estado, governado por ditadores, consentia e promovia crimes contra a humanidade e violações de direitos humanos.

“Nós apresentamos um projeto para a cidade de Porto Alegre que envolvia três objetivos principais. Um deles, e que norteia a nossa ação parlamentar, é de transformar Porto Alegre em um território livre de fascismo”, frisa Giovani.

:: Por que o local da foto símbolo dos protestos de 2019 é disputado até hoje no Chile ::

Representando o Movimento Coletivo, Giovani assumiu a cadeira na Câmara, substituindo a vereadora Bruna Rodrigues, que está em licença médica até sexta-feira (4). Junto à vereadora Daiana Santos (do mesmo partido), compõem hoje a primeira bancada 100% LGBT da Câmara Municipal de Porto Alegre.


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Marcelo Ferreira