Prioritários

Saiba quais são as comorbidades para vacinação contra covid e como comprovar a doença

Em SP, o governador João Doria anunciou a imunização de pessoas com comorbidades até o final de junho

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O termo comorbidade é utilizado para se referir a condições de saúde que podem agravar o quadro da covid-19 - Foto: Giorgia Prates

O governo de São Paulo deve concluir a imunização de pessoas com comorbidades e com deficiência, acima de 18 anos, contra a covid-19, até o final de junho. 

Para participar desta etapa da imunização, é necessário comprovar a comorbidade, apresentando exames, receitas, relatórios, prescrições médicas ou até mesmo cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS). 

Aqueles com deficiência permanente devem apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC). 

:: PF acusa desvio de R$ 22, 8 mi para o combate à pandemia no AM e prende seis ::

O termo comorbidade é utilizado para se referir a condições de saúde que podem agravar o quadro da covid-19, trazendo mais riscos de internações e óbitos. 

Nesse sentido, o Programa Nacional de Imunizações (PNI) considera pessoas com comorbidades aqueles com doenças cardiovasculares como insuficiência cardíaca; cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndrome coronariana; valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias; doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênitas no adulto; e próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados.

:: No escuro: Brasil está sem dados atuais sobre fatores de risco para doenças crônicas ::

Também são consideradas doenças crônicas diabetes mellitus; pneumopatias crônicas graves; hipertensão arterial resistente; hipertensão artéria estágio 3; hipertensão estágios 1 e 2 com lesão e órgão alvo; doença cerebrovascular; doença renal crônica; imunossuprimidos (incluindo pacientes oncológicos); anemia falciforme; obesidade mórbida; cirrose hepática; e HIV.


Ministério da Saúde divulgou lista com comorbidades que têm prioridade na vacinação contra a covid-19 / Agência Brasil

Edição: Leandro Melito