ensino superior

UFMG oferece curso preparatório gratuito para o Enem para imigrantes

O foco é em português, uma das mais expressivas dificuldades dos imigrantes ao chegar ao Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

provas de enem
As matrículas podem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário online, disponível no perfil do projeto no Instagram - Créditos da foto: Divulgação

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está com inscrição aberta para o curso preparatório gratuito para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para imigrantes, o Cursinho Popular Pró-Imigrantes. 

:: Filhos de porteiros que estudaram graças a Fies e Prouni rebatem Guedes: "Absurdo" ::

Continua após publicidade

A matrícula pode ser realizada durante todo o ano, mas a coordenação ressalta a importância de se inscrever o quanto antes para o estudante ter acesso a mais conteúdos e ter mais tempo para se preparar para o exame.

Com 21 professores, o curso oferece aulas de todas as disciplinas exigidas pelo Enem, com foco para o português, uma das mais expressivas dificuldades dos imigrantes ao chegar ao Brasil.

:: Ensino superior: institituições públicas vão melhor que particulares em qualidade ::

“Em 2020, os alunos imigrantes tiveram a possibilidade de ingressar na UFMG por meio do edital para refugiados, uma vez que se trata de grupo vulnerável. Quatro alunos foram aprovados, e três deles iniciaram os estudos na UFMG neste primeiro semestre de 2021", afirmou Daiane Joice da Silva, professora e coordenadora estudantil do projeto, ao ao programa Expresso 104,5, da UFMG.

As matrículas podem ser realizadas por meio do preenchimento de um formulário online, disponível no perfil do projeto no Instagram.

Edição: Daniel Lamir