AO VIVO

Ao vivo: Brasil de Fato comenta eleições no Peru com vitória da esquerda no horizonte

Convidados vão comentar sobre o fato histórico a partir das 16h desta terça-feira (8)

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Durante a campanha, Castillo discursou contra as privatizações e o neoliberalismo, prometeu combater a miséria e a desigualdade - Reprodução / Twitter

O Brasil de Fato vai realizar, nesta terça-feira (8), uma live sobre as eleições do Peru. O evento começa às 16h e vai repercutir os cenários em caso de vitória da esquerda no país. De acordo com a apuração, o candidato de esquerda Pedro Castillo (Peru Livre) ultrapassou Keiko Fujimori (Força Popular), da direita tradicional peruana, na reta final da eleição e tem grandes chances de ser eleito o novo presidente do país. 

A correspondente do Brasil de Fato em Lima, Daniela Lima, o repórter Daniel Giovanaz e o cientista político e professor Igor Fuser vão participar da transmissão e comentar sobre o fato histórico.

:: Artigo | Eleições no Peru: um sopro de esperança popular no coração dos Andes ::

Castillo é natural de Cajamarca, zona rural peruana, e pesquisas já mostravam, durante a corrida eleitoral, que ele era o favorito no interior do país, enquanto Fujimori concentrava sua preferência na capital e na região metropolitana. 

O candidato do Peru Livre tem como principal proposta a reforma constitucional - uma reivindicação que motivou protestos em novembro de 2020 no país. "Respeitaremos a Constituição até que o povo decida através de um referendo", declarou.

Os comentaristas deverão falar também, nesta terça, sobre a última cartada de Fujimori, que foi lançada na noite da última segunda-feira (7). Ela disse que não aceitará a derrota alegando, sem qualquer prova, uma fraude eleitoral.

Edição: Vivian Virissimo