copa covid

Às vésperas da Copa América, OMS pede “extremo cuidado” em realização de eventos

Diretor diz que países que apresentam aumento nos números de casos da Covid-19 devem reconsiderar a competição

|

Ouça o áudio:

O diretor-executivo ainda alertou para um possível aumento de casos da doença caso o evento não seja realizado com segurança - Confederação Brasileira de Futebol

Diretores da Organização Mundial da Saúde (OMS) fizeram um alerta, nesta segunda-feira (7), sobre a realização de eventos esportivos em países onde a transmissão da covid-19 ainda não está controlada.

Às vésperas da realização da Copa América no Brasil, que começa na próxima semana, a entidade pediu que países tenham “extremo cuidado”.

:: Média de mortes por covid cresceu 70% em maio, segundo cartórios brasileiros ::

O diretor-executivo de emergências da OMS, Mike Ryan, afirmou que os riscos de eventos esportivos devem ser avaliados. Segundo ele, caso o país não tenha completa segurança, as autoridades devem reconsiderar a realização do evento. 

“Grandes eventos esportivos internacionais são complexos e requerem uma clara estimativa de riscos e o gerenciamento desses riscos”, disse Ryan. “Entendemos que os riscos podem ser reduzidos, mas dificilmente chegam a zero”, completou.

:: Opinião | Copa América: um torneio na hora errada, no lugar errado ::

O diretor-executivo ainda alertou para um possível aumento de casos da doença caso o evento não seja realizado com segurança. Ele lembrou, no entanto, que a decisão deve partir dos Estados e dos comitês de organização. 

“Se não houver garantias de gerenciamento de risco, os países certamente deveriam reconsiderar suas decisões em receber qualquer evento que reúne grande número de participantes”, disse Ryan.