luto oficial

Com mais de 27 mil mortos, Paraná decreta luto em homenagem às vítimas da covid

Taxa de ocupação de leitos está em 96%, restando apenas 77 livres em todo o estado do Paraná

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |

Ouça o áudio:

Bandeira do Paraná ficará a meio mastro no Palácio Iguaçu - Foto: Jonathan Campos/AEN

O governador Ratinho Junior (PSD) decretou, nesta segunda-feira (7), luto oficial de três dias em todo o Paraná em homenagem às vítimas de covid-19 que faleceram no estado. Segundo o boletim epidemiológico atualizado da Secretaria da Saúde, o Paraná soma 27.014 óbitos e 1.115.630 casos confirmados desde o início da pandemia.

:: Às vésperas da Copa América, OMS pede “extremo cuidado” em realização de eventos ::

O Paraná vive uma nova onda de contágio neste mês e o sistema de saúde no estado está em níveis de alerta. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, o Paraná tem taxa de ocupação de 96% entre as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do SUS exclusivas para Covid-19. Em todo o estado, restam apenas 77 leitos livres.

O boletim epidemiológico aponta que a taxa de transmissão (Rt) no Paraná está em 0,86 - o que significa que 100 infectados transmitem o vírus para outras 86 pessoas. A taxa ainda é considerada alta, mas abaixo do padrão do começo dessa onda. Na final de maio, o Paraná chegou a ser o estado com maior taxa de transmissão em todo o país.

:: TCU desmente Bolsonaro, e Brasil passa dos 474 mil mortos por covid :: 

Para o secretário de saúde Beto Preto, a saída para o fim da pandemia é através da vacinação. “Nós queremos a vacina no braço dos paranaenses. Novas doses estão chegando e sendo distribuídas em todo o Estado. Contamos com os 399 municípios para aplicar todos os imunizantes disponíveis na população”, afirmou.

O Plano Estadual de Imunização prevê mais de 4,9 milhões de pessoas entre os grupos prioritários. Até o momento, apenas 1.247.037 pessoas no estado foram completamente imunizadas, recebendo as duas doses da vacina. O total de paranaenses que receberam a 1ª dose é de 2.779.649.

Fonte: BdF Paraná

Edição: Lia Bianchini