SOBERANA PEDIÁTRICA

Cuba inicia testes clínicos de vacina contra covid-19 para crianças

Fórmula desenvolvida pela biomedicina cubana será aplicada em 350 crianças e adolescentes

Brasil de Fato | Caracas (Venezuela) |
Fórmula pediátrica foi elaborada com base na Soberana Plus e na Soberana 2 - Telesur

Cuba iniciou ensaios clínicos de uma vacina própria contra a covid-19 para crianças. A Soberana Pediátrica seria o sexto imunizante contra o novo coronavírus desenvolvido pela biomedicina cubana, logo depois da Soberana, Soberana 2, Soberana Plus, Mambisa e Abdala. 

Continua após publicidade

A nova fórmula será aplicada a 350 crianças e adolescentes, dividos em dois grupos: um com pacientes de três a 11 anos e outro de 12 a 18 anos.

Nesta fase, o objetivo é avaliar a segurança, reações adversas e a produção de anticorpos. A Soberana Pediátrica, fabricada pelo Instituto Finlay, é uma combinação da Soberana 2 (dose dupla) e da Soberana Plus (dose única).

Os candidatos não podem sofrer qualquer doença crônica ou deficiência física e mental, ter realizado transfusão de sangue ou ter passado por tratamentos com outro medicamentos no último mês.

O diretor do Instituto Finlay, Vicente Vérez assegurou que a decisão de iniciar as provas de laboratório se deve à "segurança comprovada de ambos medicamentos". 

Cuba já iniciou a vacinação nacional com a Soberana 2 e a Abdala. Cerca de 2 milhões de cubanos já foram imunizados nesta fase que é chamada de "intervenção sanitária". Foram dispostos 11 mil postos de vacinação no país e a promessa do governo é imunizar toda a população até o fim do ano.

A ilha acumula 153.578 infectados e 1.057 falecidos pelo novo coronavírus, segundo Ministério de Saúde Pública.

Edição: Leandro Melito