Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

FRENTE AMPLA

Freixo vai para o PSB e fala em “grande aliança” para derrotar Bolsonaro no Rio

Em live, parlamentar argumenta que saída do Psol foi necessária para construir uma frente ampla da esquerda no estado

11.jun.2021 às 13h49
Rio de Janeiro (RJ)
Redação

Marcelo Freixo foi o primeiro a se encontrar com o petista; O deputado federal é um dos nomes cogitados ao governo do Rio e sua ida ao PT faz parte das especulações - Foto: Ricardo Stuckert

No início da tarde desta sexta-feira (11), após anunciar a sua saída do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), o deputado federal Marcelo Freixo comentou a decisão em uma live nas redes sociais. O parlamentar, que estava no Psol desde a sua fundação há 16 anos, vai se filiar ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) com o objetivo de disputar o governo do estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2022.

Leia mais: Marcelo Freixo anuncia saída do PSOL e filiação ao PSB

Segundo Freixo, a decisão pela mudança de partido não foi simples, mas está justificada no plano de construir uma frente ampla da esquerda no pleito eleitoral do ano que vem. 

“Essa foi uma decisão acompanhada de muita dor porque tenho um afeto muito profundo pelo Psol e por tudo o que construímos. Foi um lugar de muita luta, muita história, muitas utopias, muitos sonhos, tudo o que foi o melhor possível. Portanto, essa não é uma decisão fácil. O mais importante é que essa é uma saída para construir uma alternativa política em que o Psol também fará parte”, afirmou o parlamentar. 

Para construir essa frente ampla a que Freixo se refere, o parlamentar não havia encontrado apoio do Psol, por isso, sua desfiliação foi acordada com a cúpula nacional do partido.

Na última quinta-feira (10), Freixo se reuniu no Rio com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com os deputados federais Alessandro Molon (PSB) e Jandira Feghali (PCdoB). O Partido dos Trabalhadores (PT) e Lula vem apoiando Freixo ao longo dos últimos meses e sinalizando que estão abrindo mão de candidatura própria no estado. Segundo Freixo detalhou na live, a conversa com o PT tem sido cotidiana.

Leia mais: Eleições do RJ estarão sob influência de Lula e Bolsonaro, aponta cientista político

“Estou aberto ao diálogo sobre o Rio e o Brasil. Estive com o Lula ontem, estamos sempre conversando, é muito importante essa conversa com todo o campo progressista. Esse não é um projeto pessoal, é um projeto coletivo. Estou abrindo mão de uma reeleição como deputado federal, para me colocar meu nome à disposição de uma frente que venha a derrotar o fascismo, que venha a derrotar as milícias, que venha a derrotar os responsáveis por esse caos absoluto que está instaurado no Rio, mas para isso nossas ações precisam ser compatíveis com o tamanho do desafio que estamos enfrentando”, disse. 

Escolha pelo PSB

Sobre a escolha do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Freixo afirmou que foi muito amadurecida e que está pautada na reestruturação do partido, com o comprometimento de uma agenda mais à esquerda.

“O PSB tem uma tradição de luta muito grande, que vem do Arraes, muito forte no nordeste. Todas as minhas conversas são para uma reestruturação do partido. Isso me anima. Não podemos disputar marcando posição, precisamos de todo mundo, quem tem compromisso com a democracia, com o povo pobre, contra o crime organizado. Porque não é só ganhar, é governar o Rio de Janeiro. Por isso precisamos de muita gente”, afirmou.

Leia també: Freixo lidera pesquisa de intenção de voto para o governo do Rio de Janeiro

Freixo lidera as intenções de voto para a eleição de 2022 ao governo do estado do Rio, segundo o Paraná Pesquisas, divulgada no início do mês de junho. O parlamentar lidera a preferência do eleitorado em três dos quatro cenários elaborados pelo instituto, sendo o principal deles: contra a deputada estadual Martha Rocha (PDT), que aparece com 23,1%, contra o governador Cláudio Castro (PSC), que figura com 16,3% e contra o presidente da OAB-RJ, Felipe Santa Cruz, nome que pode ser apoiado pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), que aparece com 2,1%.

Editado por: Mariana Pitasse
Tags: bolsonarobrasilgoverno do riomilíciaspsbpsolrio de janeiro
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

ARGENTINA

‘O Eternauta’: série com Ricardo Darín transforma horror cósmico em alegoria do fascismo latino-americano

OPINIÃO

A Escola de Sargentos e seus atropelos na APA Aldeia-Beberibe

Fé e cultura

Tradição nordestina: Barbalha celebra a 97ª edição do Pau da Bandeira de Santo Antônio

ARTE E CULTURA

Salão de Fotografia do Recife começa neste sábado (31), no Forte das Cinco Pontas

DIA SEM TABACO

Brasil trava batalha judicial há mais de uma década para proibir cigarros saborizados

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.