Giro solidariedade

Contra escassez de comida saudável e educação, projetos mobilizam doações pelo país

Movimentos se organizam em todo o Brasil para combater a crise social e sanitária; veja exemplos no Central do Brasil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Contra a fome, projeto Orgânico Solidário democratiza o acesso ao alimento saudável nas periferias e em projetos sociais pelo país através da solidariedade - Divulgação Projeto Orgânico Solidário

O programa Central do Brasil, uma parceria entre o Brasil de Fato e a Rede TVT, produz todas as semanas o quadro Giro de Solidariedade, que dá visibilidade a ações solidárias praticadas por movimentos populares de todo o Brasil durante a pandemia de covid-19.

Nesta semana, o quadro destaca o projeto Orgânico Solidário, que distribui cestas de frutas, legumes e verduras e promove uma alimentação saudável  para milhares de pessoas nas periferias e em projetos sociais pelo Brasil.

Já foram mais de 250 toneladas de comidas doadas e mais de 50 mil famílias alimentadas. 

Outro destaque é o projeto Ler para Crescer, criado por uma professora aposentada na cidade de Jacareí, interior de São Paulo. A ação já recebeu 4 mil livros através de doações e estimula a leitura desde 2015. Mesmo no contexto de pandemia, o trabalho colaborativo continua.

É possível ajudar pelo site organicosolidario.org e rede social no Instagram: @bclerparacrescer

O Central do Brasil é um programa de coprodução Brasil de Fato e TVT, com apoio de movimentos populares das Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, e traz informações e outros conteúdos voltados à formação da classe trabalhadora. O programa vai ao ar segunda a sexta-feira, às 20h, na Rádio Brasil Atual (98,8 FM) e na rádio web Brasil de Fato.

Edição: Marina Duarte de Souza