Diálogo com o povo

"O genocida será derrotado em 2022", diz Lula em encontro com movimentos populares

O ex-presidente também criticou a "motociata" de Bolsonaro: "Parece que faz de provocação. É irresponsabilidade."

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
No encontro, Lula criticou a "motociata" de Bolsonaro: "Faz de provocação" - Ricardo Stuckert

Neste sábado (12), o ex-presidente Lula se reuniu com ao menos 21 lideranças comunitárias, movimentos sociais, ativistas e comunicadores no Rio de Janeiro. Durante o evento o petista criticou a "motociata" de Bolsonaro.

"Eu estou evitando ir para rua porque não quero mostrar gesto de irresponsabilidade. Eu não tenho que me preocupar com a minha pessoa, mas com o povo brasileiro", disse.

Em meio ao cenário de discursos de ódio no país, o encontro dialogou sobre medidas contra os casos de violência nas favelas cariocas diante da atuação policial ostensiva no chamado modelo de guerra às drogas.   

“A droga que é vendida na favela não é produzida ali, as armas existentes nas mãos dos varejistas de drogas que controlam esses territórios e também os milicianos, também não é produzida ali. As armas e as drogas vem de fora. O mesmo camburão que carrega o corpo preto sem vida é o mesmo que traz as armas para as favelas”, declarou o militante do PT e líder das favelas do Rio de Janeiro, André Constantine.

Leia também: Três policiais civis são indiciados por assassinato do menino João Pedro no RJ

Lula também comentou sobre a operação policial que resultou na morte de Kathlen Romeu, de 24 anos, grávida de três meses, no Complexo do Lins, no Rio de Janeiro.

"É a excrescência do comportamento de determinados setores da polícia do Rio de Janeiro. Primeiro atira para depois descobrir quem foi a vítima", disse o ex-presidente.

Leia também: Lula aumenta vantagem sobre Bolsonaro no segundo turno, mostra pesquisa XP/Ipespe

Quando questionado sobre uma possível candidatura no próximo ano, Lula afirmou que precisa do auxílio da população brasileira .

"Eu estou aqui para aprender. Quero ouvir todo mundo que está no dia a dia. Se for para ser candidato, eu preciso que seja para fazer mais do que eu já fiz. E para isso preciso da ajuda de vocês", defendeu o petista.

Confira o depoimento completo:

Edição: Daniel Lamir