O pior não passou

Brasil tem mais meio milhão de novos casos da covid-19 em apenas uma semana

Total de mortes em sete dias ultrapassou 14,5 mil; números se aproximam dos piores registros da pandemia no país

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Prêmio de genocida: manifestante protesta contra a inação do governo federal no combate à pandemia. - Sergio Lima/ AFP

Na mesma semana em que alcançou a marca de meio milhão de mortos por covid, o Brasil também registrou 508.903 novos pacientes com a doença. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e foram divulgados neste sábado (19). É o terceiro pior resultado para um intervalo de sete dias, desde que o coronavírus chegou ao Brasil.

Em três ocasiões no mês de março, o número de contaminados passou a marca de meio milhão. O período foi, até agora, o pior enfrentado pelo Brasil ao longo da pandemia. Com os dados da última semana, completa-se um mês de aumentos semanais consecutivos no ritmo da propagação.

Continua após publicidade

::Meio milhão de mortos por covid: o que Bolsonaro (não) fez até esta marca::

Continua após publicidade

A velocidade de crescimento dos óbitos também está mais acelerada e vem aumentando seguidamente há três semanas. Entre domingo (13) e sábado (19), foram registrados 14.528 casos fatais da covid-19. 

Continua após publicidade

Somente neste sábado (19) foram relatadas 2.301 mortes. O total de vidas perdidas ao longo da pandemia é de 500.800. Nas últimas 24 horas, foram confirmadas 82.288 novos infectados e mais de 17,8 milhões de pessoas já foram contaminadas em território nacional.

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Continua após publicidade

Como ajudar quem precisa?

Continua após publicidade

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rodrigo Durão Coelho