Ouça e Assista

Depoimento de Witzel na CPI volta a ligar família Bolsonaro ao caso Marielle Franco

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Witzel disse ser perseguido pelo presidente desde a prisão de acusados pelo crime de Marielle.

A CPI da Covid segue assombrando a família Bolsonaro. Nesta semana, o depoimento do ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, colocou novamente me debate a suposta ligação da família do presidente com a morte da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada em 2018, em um crime que ainda não aguarda por respostas. Este é um dos destaques do Programa Tempero da Notícia, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna.

Witzel disse ser perseguido pelo presidente desde que determinou a prisão de acusados pelo crime e ainda protagonizou um acalorado confronto com o senador Flávio Bolsonaro (Patriotas-RJ).

Outro destaque dessa semana é a dança das cadeiras da política, que levou o deputado federal Marcelo Freixo (antes do PSOL) e o governador do Maranhão, Flávio Dino (antes PCdoB) a integrar agora o PSB. Freixo deve, inclusive, se candidatar ao governo do Rio de Janeiro pela nova legenda. As mudanças, explica Vianna, são movimentações de apoio ao ex-presidente Lula, em uma possível aliança do partido socialista com o PT.

No quadro Panela de Pressão desta semana, um antigo orgulho do país cada vez mais perde valor: a camisa amarela da Seleção Brasileira de futebol. Sequestrada por bolsonaristas durante atos de rua desde 2015, o item agora convive com denúncias de assédio sexual e moral, de jogadores que a vestem e de dirigentes que comandam o futebol brasileiro.  

E no Cafezinho, Rodrigo Vianna destaca a importante imagem da semana, quando o jogador português Cristiano Ronaldo, durante coletiva de imprensa da Eurocopa, tira de sua frente duas garrafas de refrigerante e manda uma mensagem para o mundo: "Bebam água!"

Onde ouvir e assistir

O programa vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h30, no Youtube e na TVT.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no Deezer, Spotify, Google Podcasts, Itunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes