NA FASE 3

Vacina cubana Abdala apresenta 92,28% de eficácia contra o coronavírus

Cuba se aproxima de obter a primeira vacina contra o coronavírus desenvolvida em solo latino-americano

Brasil de Fato | Lábrea (AM) |

Ouça o áudio:

vacina cuba abdala
O nome 'Abdala' é uma homenagem a uma peça de mesmo título escrita pelo herói da independência cubana vacina recebe este nome, Abdala, em homenagem a uma peça com o mesmo título escrita pelo herói da independência cubana José Martí - Reprodução/@MINSAPCuba

O laboratório BioCubaFarma anunciou a eficácia da 92,28% da Abdala, segundo dos seis protótipos de imunizantes cubanos a entrar na fase 3 de testes clínicos. 

O índice coloca a candidata à vacina entre as mais eficazes do mundo e acima do mínimo exigido pela Organização Mundial da Saúde, que é de 50%. Com isso, Cuba se aproxima de obter a primeira vacina contra o coronavírus desenvolvida em solo latino-americano. 

O anúncio é realizado dois dias após a divulgação da eficiência de 62% da Soberana 02, também desenvolvida por instituições de pesquisa cubanas. 

:: Venezuela produzirá vacina cubana Abdala contra a covid-19 ::

Os resultados da Abdala foram obtidos com a aplicação de três doses. Já a Soberana precisa de duas doses para obter a eficácia anunciada.  

Segundo a BioCubaFarma, o pedido de uso emergencial da Abdala será feito nos próximos dias ao Centro de Controle Estadual de Medicamentos, Equipamentos e Dispositivos Médicos (CECMED), autoridade regulatória de saúde cubana.  

"Essa vitória só é comparável ao tamanho de nossos sacrifícios. E é um clarim dos pobres da terra, um aviso do poder que dá a resistência, a unidade, a consagração e o amor pela Pátria que tão graciosamente descrevem os versos martinianos em Abdala", postou o presidente cubano Miguel Díaz-Canel. 

50 mil voluntários 

Os testes clínicos da fase 1, responsáveis por atestar a segurança da vacina, começaram em 7 de dezembro, com 132 pessoas entre 19 e 54 anos. Com o passar das fases, o grupo de testagem foi ampliado e chegou a quase 50 mil voluntários na etapa final.

:: Cuba e Venezuela: como países bloqueados conseguem enviar ajuda médica internacional? ::

A ilha vive um dos piores momentos da pandemia, com mais de 1.500 novos casos confirmados na segunda-feira (21). O país acumula 169.365 casos e 1.170 mortes desde o início do surto.

Sob bloqueio comercial e econômico dos Estados Unidos desde 1962, Cuba apostou no desenvolvimento da indústria farmacêutica e hoje tem a medicina como referência mundial.

Edição: Leandro Melito