Avanço trágico

Brasil registra recorde de mais de 115 mil novos casos da covid em apenas 24 horas

Média diária de novos contaminados é a maior da pandemia e total de óbitos é superior a 507 mil

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Faltam incentivo a medidas de proteção e apoio financeiro para famílias ficarem em casa e se protegerem do vírus no Brasil - Mauro Pimentel/ AFP

O Brasil registrou 115.228 novos casos da covid-19 nesta quarta-feira (23), segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

É o maior número já observado no país, desde o início da circulação do novo coronavírus em território nacional. O recorde anterior, registrado em março, era de 100.736 contaminações em um dia.

Continua após publicidade

Com o resultado mais recente, a média móvel de infectados em 24 horas também atingiu patamar recorde. O cálculo, que leva em consideração os dados dos últimos sete dias, chegou a 77.328. Até hoje, o patamar mais alto era de 77.050.

Continua após publicidade

No total, mais de 18,1 milhões de pessoas já foram contaminadas no Brasil.  Entre domingo (20) e quarta-feira (23), o país já tinha contabilizado mais de metade do total de casos observados na semana passada. Se a tendência for mantida, os números darão um salto até o próximo sábado (26).

Continua após publicidade

:: Bolsonaro sabia de suposto esquema de fraude na compra da Covaxin, afirma deputado ::

O ritmo da propagação aumenta semanalmente há mais de um mês e voltou a superar a marca de 500 mil a cada sete dias no período mais recente. A velocidade de crescimento dos óbitos sobe há três semanas seguidas. Somente nesta quarta-feira (23), foram registradas 2.392 mortes. O total de vidas perdidas ao longo da pandemia é de 507.109. 

Saiba o que é o novo coronavírus

É uma vasta família de vírus que provocam enfermidades em humanos e também em animais. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que tais vírus podem ocasionar, em humanos, infecções respiratórias como resfriados, entre eles a chamada “síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS)”.

Também pode provocar afetações mais graves, como é o caso da Síndrome Respiratória Aguda Severa (SRAS). A covid-19, descoberta pela ciência mais recentemente, entre o final de 2019 e o início de 2020, é provocada pelo que se convencionou chamar de “novo coronavírus”. 

Continua após publicidade

Como ajudar quem precisa?

Continua após publicidade

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Leandro Melito