ELEIÇÕES 2022

RJ: Pesquisa aponta vitória de Marcelo Freixo para o governo em diferentes cenários

Há quase um ano no cargo, governador Cláudio Castro (PSC) ainda tenta se tornar conhecido para o eleitorado

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Marcelo Freixo
Deputado federal Marcelo Freixo deixou recentemente o Psol e se filiou ao PSB para disputar eleições estaduais no RJ - Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

O deputado federal Marcelo Freixo (PSB) lidera as intenções de voto para o governo do Rio de Janeiro nas eleições de 2022. A pesquisa Atlas Intel foi publicada nesta quinta-feira (24) e entrevistou, entre os dias 18 e 22 de junho, 807 eleitores no estado do Rio.

Freixo, recentemente filiado ao Partido Socialista Brasileiro, vence em dois diferentes cenários de primeiro turno projetados na pesquisa. No primeiro quadro, Freixo tem 33% das intenções de voto, seguido pelo governador Cláudio Castro (PSC), que tem 20,2%.

Continua após publicidade

O ex-prefeito de Niterói Rodrigo Neves (PDT) tem 4,4%. Na sequência aparecem o deputado Paulo Ganime (Novo), 3,4%; o presidente da OAB-RJ Felipe Santa Cruz, que poderá ser o candidato do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), tem 2,2%. Votos brancos e nulos somam 12% e os que não souberam responder são 24,8%.

Continua após publicidade

Leia mais: Freixo: "Ou a gente se junta para tirar Bolsonaro ou não vai sobrar nada do Brasil"

Continua após publicidade

O segundo cenário de primeiro turno tem a substituição de Rodrigo Neves pela deputada Martha Rocha (PDT). No quadro, Freixo tem 31,8%; Cláudio Castro 19,1%; Felipe Santa Cruz 4%; Ganime 3,5%; Martha Rocha 1,8%. Os que anulariam o voto ou votariam em branco são 10,7%. Os que não souberam responder somam 29,2%.

Segundo turno

Marcelo Freixo vence todos os candidatos testados na pesquisa no segundo turno da eleição. Contra o governador Cláudio Castro (31%) Freixo tem 37,3%. Contra Rodrigo Neves (14,4%), o deputado do PSB alcança 34,6%. Já contra a deputada Martha Rocha (14,1%) Freixo registrou preferência de 36,2% dos eleitores entrevistados.

Nulos, brancos e os que não souberam responder no segundo turno somam 31,7% (na disputa Freixo x Castro, 51% (Freixo x Rodrigo Neves) e 49,7% (Freixo x Martha Rocha).

Desconhecimento

O Atlas perguntou aos entrevistados se eles conhecem os candidatos mencionados na pesquisa para o governo do estado. O governador Cláudio Castro, que em agosto completará um ano no cargo após o impeachment de Wilson Witzel (PSC), é desconhecido de 19% dos ouvidos na pesquisa. Os que dizem "conhecer bem" o governador são 37% e os que ouviram falar são 37%.

Leia também: Juiz da Lava Jato no RJ, Bretas é acusado de negociar penas e influenciar eleição

Continua após publicidade

Entre os candidatos, Freixo é o mais conhecido (68% conhecem bem, 21% já ouviram falar e 11% não conhecem). Martha Rocha é bem conhecida de 49%, conhecida de 3% e desconhecida de 12%. Os entrevistados afirmam que conhecem bem Felipe Santa Cruz (28%) e Rodrigo Neves (21%); 33% nunca ouviu falar do presidente da OAB-RJ e 47% desconhece o ex-prefeito de Niterói.

Continua após publicidade

O nível de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Eduardo Miranda