NA MIRA DO SENADO

Pazuello foi informado sobre irregularidades da Covaxin, diz deputado à CPI

Depoimento de ex-aliado de Bolsonaro implica o general da ativa, que já tem reconvocação aprovada pela Comissão

Brasil de Fato | Lábrea (AM) |

Ouça o áudio:

Segundo o parlamentar, Pazuello citou "pixulé" ao explicar por que seria exonerado do cargo de ministro - Carolina Antunes

Com o escândalo da Covaxin, que aponta indícios de superfaturamento na compra do imunizante indiano pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido), o ex-ministro da Saúde, general Eduardo Pazuello, entra novamente na mira da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 no Senado. 

Continua após publicidade

Em depoimento à CPI nesta sexta-feira (25), o deputado Luis Miranda (DEM-DF) disse que havia explicado a Pazuello, "de forma bem resumida", sobre os indícios de irregularidades na compra da vacina, adquirida por um valor 1000% maior que o inicialmente cobrado pelo laboratório Bharat Biotech, responsável pela produção. 

Segundo Miranda, a revelação foi feita em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) durante viagem oficial para a busca de imunizantes contra a Covid-19.  "Dentro da aeronave eu comento com o Pazuello que a situação era uma situação grave que eu tinha encaminhado para o presidente da república".

:: Eduardo Bolsonaro sabia de suposta fraude em compra da Covaxin, diz Miranda à CPI ::

O parlamentar descreveu a reação do general: "Ele [Pazuello] olhou para a minha cara com uma cara de descontentamento e falou assim: 'Luis, no duro, mas nessa semana é certeza eu vou ser exonerado'". 

Ao revelar por que seria demitido, Pazuello deu a Luis Miranda uma justificativa diferente da apresentada em seu depoimento à CPI da Covid, quando explicou a exoneração com as palavras "missão cumprida"

"Ele [Pazuello] falou assim: 'no final do ano mesmo, eu não quis dar o 'pixulé' para o pessoal. O cara olhando no meu olho, botou o dedo na minha cara e falou assim: eu vou te tirar dessa cadeira'", relatou o deputado. O então ministro não teria revelado que seria o interlocutor da conversa. 

:: Quem é Ricardo Barros, deputado federal envolvido no escândalo da Covaxin? ::

Na sequência do depoimento, o relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), questiona se o ex-ministro da Saúde demonstrou conhecer previamente as irregularidades. O depoente responde de maneira contraditória: "não tratei do problema especifico. Falei que tinha levado uma denúncia".

Novo depoimento 

As revelações devem ser abordadas em um novo depoimento de Pazuello à CPI da Covid, já aprovado pelos senadores que coordenam a investigação. A pressão também deve aumentar em função do pedido feito pela ex-esposa do general, Andréa Barbosa, para depor à CPI, afirmando ter informações relevantes para as investigações.

Outras declarações 

Dois dias antes de ir ao Senado, o deputado já havia relatado, em entrevista à rádio BandNews, a conversa com Pazuello dentro da aeronave e afirmado que Eduardo Pazuello era o único ministro a par das denúncias. 

Na terça-feira (22), Miranda afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo ter procurado o general para contestar a demissão do irmão, Luis Ricardo Miranda, chefe de importação Departamento de Logística do Ministério da Saúde.

:: Freixo pede explicações de Queiroga sobre bloqueio de servidor que denunciou governo ::

Segundo o parlamentar, a exoneração ocorreu depois de o servidor denunciar um esquema de corrupção na aquisição das vacinas. Durante a conversa com o então ministro da Saúde, Miranda diz ter ameaçado levar o caso à imprensa. Após o encontro, a demissão teria sido revertida, de acordo com o deputado. 
 

Edição: Sarah Fernandes