Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Contra o preconceito

Artigo | Do orgulho aos desafios: 28 de junho e a luta LGBT no Brasil

O Brasil ocupa 1º lugar nas Américas em homicídios contra LGBTs e é lider em assassinatos de pessoas trans no mundo

28.jun.2021 às 14h14
São Paulo (SP)
Coletivo LGBT do MAB
Letras incorporam denúncia da opressão sofrida no cotidiano e a necessidade da luta contra a LGBTfobia

Letras incorporam denúncia da opressão sofrida no cotidiano e a necessidade da luta contra a LGBTfobia - Agência Brasil

Dia 28 de junho é uma data simbólica para a luta por direitos LGBT em todo o mundo. Neste dia, no ano de 1969, frequentadores do bar Stonewall Inn, em Nova Iorque, nos EUA, iniciaram uma manifestação que durou seis dias com protestos contra as batidas e revistas policiais em bares da comunidade LGBT.

Aliada à onda de manifestações contra a Guerra do Vietnã e por direitos civis, a mobilização confrontou a repressão e deu origem ao Dia da Libertação Gay, em 1970, conhecida como a primeira Parada do Orgulho LGBT da história.

No Brasil da atualidade, manter viva esta data se faz cada vez mais necessário, tendo em vista a pandemia do novo coronavírus e o governo neofacista a frente do país, que ataca em cheio as pessoas LGBTs, as quais sofrem com a violência, o desemprego e a precariedade da saúde.

::Dia Internacional contra a LGBTfobia: mortes foram subnotificadas no último ano::

No que se refere à violência, de acordo com o relatório da Associação Internacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros e Intersexuais (ILGA), o Brasil ocupa o 1º lugar nas Américas em homicídios contra pessoas LGBTs e é lider em assassinatos de pessoas trans no mundo, sendo o país com os maiores indices de discriminação. 

Quanto ao emprego, vale lembrar que o desemprego já se aproxima de 15% da população brasileira, atingindo frontalmente as pessoas LGBTs. A Aliança Nacional LGBTI estima que o desemprego possa chegar a 40% na comunidade LGBTI, e a 70% quando focamos na população trans.

A gravidade desses dados escancara a disparidade de oportunidades de acesso ao emprego no Brasil e nos preocupa por afetar diretamente a independência e autonomia dessas trabalhadoras e trabalhadores.

Se olharmos para as questões pertinentes à saúde, os dados também são preocupantes, especialmente relacionados a depressão, mudança de humor, ansiedade e etc.

::10% dos brasileiros são LGBT, mas estão sub-representados na política::

Acreditamos que a luta por igualdade LGBT só será possível com a construção de uma sociedade com novos princípios, com o poder nas mãos das massas trabalhadoras, através de um processo que ataque pela raiz todas as formas de exploração e opressão. Compreendemos que a luta pelos direitos da comunidade LGBT, assim como a extinção dos preconceitos e as discriminações, deve estar centralmente ligada à luta da classe trabalhadora

Nesse sentido, apontamos o desafio de compreender como age o patriarcado na sociedade, que também nos inferioriza e nos oprime nas diversas relações, sejam elas privadas ou públicas e nos propomos a ser sujeitos na construção da nova sociedade e na libertação humana das relações capitalistas, patriarcais, racistas, sexistas e heterocentradas.

Um projeto revolucionário só se constrói com a ampla participação de todos/as as/os sujeitos/as revolucionários da classe trabalhadora, contemplados nas suas mais diversas dimensões, incluindo suas subjetividades, manifestações de afeto, expressões de diversidades e sexualidades.

Apontamos o método marxista de compreensão das relações sociais como guia para a ação prática da luta, a organização popular como exercício da construção de uma nova sociedade e a construção de força organizada para realizar as mudanças necessárias.

A nossa luta pela libertação LGBT deve partir da compreensão de que a luta contra o capitalismo e pela sociedade socialista não tem dono

A luta é de quem tem disposição para fazer, com ousadia, organização e convicção. Não acreditamos que deva haver distinção entre a luta de classes e a LGBT, pois na prática, esta visão só contribui para nos fragmentar rumo ao objetivo da libertação total e em todos os aspectos das amarras capitalistas, racistas e patriarcais. 

No MAB, firmamos nossa identidade LGBT, atingida por barragem e pertencente a imensa e diversa classe trabalhadora. Seguimos com o desafio de avançar na formulação da pauta dos direitos das populações LGBTs atingidas por barragens, na formação teórica, na identificação das violações sofridas em cada local de atuação e na luta contra todas as injustiças cometidas em qualquer parte do mundo.

Neste rumo, em 2021 e 2022 estaremos realizando nossa Formação Nacional do Coletivo LGBT, construído pela militância LGBT atingida de todo o Brasil, que inicia hoje (28).

::População LGBTI+ demanda inclusão no mundo do trabalho para combater discriminação::

No plano a curto prazo, temos a tarefa de lutar contra o governo neofacista de Bolsonaro, que já vitimou mais de 500 mil brasileiras e brasileiros. Participar, construir e animar as mobilizações é nossa tarefa nesse momento histórico, assim como avançar na construção de um projeto possível para o Brasil, onde o respeito às diferentes expressões e a garantia da dignidade humana e LGBT devem fazer parte nesta construção. Seguimos, com ousadia, luta e com a alegria que é típica da nossa luta.

** Este é um artigo de opinião. A visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal Brasil de Fato.

 

Editado por: Vinícius Segalla
Tags: lgbtfobia
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

SOLIDARIEDADE

Ato em Brasília exige libertação de ativistas da Flotilha da Liberdade sequestrados por Israel

12h

Enfermeiros do DF paralisam atividades por 12 horas em protesto por melhores condições de trabalho

opinião

Por que a parceria do Rio com a China é estratégica para o futuro do estado?

Gaza

Brasil pede libertação dos ativistas e condena bloqueio à ajuda humanitária

BRASIL-CARIBE

No retorno da França, Lula terá encontro com chefes Estado e governo do Caribe

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.