Na mira do Senado

Manaus, gabinete paralelo e Covaxin: os objetos de investigação da CPI nesta semana

Senadores ouvem o deputado Fausto Junior, Carlos Wizard e Francisco Emerson Maximiano, da Precisa Medicamentos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Senadores entram no terceiro mês de CPI da Pandemia nesta semana - Waldemir Barreto/Agência Senado

Nesta semana, a CPI da Pandemia será marcada pelo aprofundamento de três objetos de investigação: o colapso do sistema de saúde em Manaus, devido à escassez de oxigênio, em janeiro deste ano; a existência de um “gabinete paralelo” e a suposta fraude em torno da negociação para a compra de doses do imunizante Covaxin.

Crise em Manaus

Os senadores iniciam os trabalhos da CPI, nesta terça-feira (29), ouvindo o deputado estadual do Amazonas, Fausto Vieira dos Santos Junior (PRTB).

Ele foi relator da CPI da Saúde realizada pela Assembleia Legislativa do estado em 2020. Seu depoimento recairá sobre a crise de oxigênio em Manaus, que levou pelo menos 30 pessoas a óbito somente entre os dias 14 e 15 de janeiro, o pico da escassez de oxigênio na região, segundo o Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas.

O requerimento que solicitou a convocação do deputado estadual foi apresentado pelo senador Marcos Rogério (DEM-RO), da ala governista da comissão e integrante da Tropa de Choque, contumaz defensora do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Para Rogério, a comissão estadual revelou indícios de fraudes e desvio de recursos públicos. “As irregularidades na aquisição emergencial dos ventiladores pulmonares deflagraram a Operação Sangria [da Polícia Federal], que teve início em junho de 2020 e atualmente está na quarta fase das investigações, onde se apuram irregularidades na construção do Hospital de Campanha Nilton Lins, em Manaus”, afirmou o senador na justificativa do requerimento.

Um dos objetivos da Tropa de Choque é retirar o capitão reformado dos holofotes da má gestão da pandemia do novo coronavírus, atribuindo a responsabilidade pelo número exorbitante de mortes e casos confirmados aos governadores e prefeitos

Nesse sentido, durante o depoimento de Junior, os senadores titulares Marcos Rogério, Jorginho Mello (PL-SC), Eduardo Girão (Podemos-CE) e Luis Carlos Heinze (PP-RS) e os suplentes Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) e Ciro Nogueira (PP-PI) devem interrogar o deputado estadual a fim de tirar o máximo de constatações ligadas diretamente ao governador do estado do Amazonas (PSC) e seus aliados.

Gabinete paralelo e cloroquina

Na quarta-feira (3), é a vez do empresário Carlos Wizard, suposto integrante do “gabinete paralelo”, composto por empresários e médicos que aconselhariam o presidente acerca do uso de medicamento comprovadamente ineficazes pela ciência contra a covid-19, como hidroxicloroquina e cloroquina. Sua convocação foi requerida pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Em depoimento à CPI da Covid, o ex-ministro da Saúde, o general Eduardo Pazuello, destacou Wizard como um homem de confiança do governo, com estreita relação com a pasta.

“Puxei o Wizard para vir nos ajudar, porque ele poderia ser um grande link entre o ministério e a parte da compreensão social. Cheguei a indicá-lo para trabalhar na Secretaria de Ciência e Tecnologia, mas ele não achou que conseguiria se desvencilhar dos assuntos de suas empresas e achou melhor não entrar”, informou Pazuello aos senadores. O empresário, no entanto, recusou a oferta. 

Pazuello também disse que Wizard organizou um encontro com médicos de fora do governo e a Saúde para dar aconselhamentos ao ministro. “Confesso que não aceitei [as propostas]. Sentei para ouvir a ideia desses médicos, não gostei”, encerrou o ex-ministro.

Sobre um suposto gabinete paralelo, a ministra do STF, Rosa Weber, classificou “a eventual existência de um Ministério da Saúde Paralelo, desvinculado da estrutura formal da Administração Pública” como um “fato gravíssimo que dificulta o exercício do controle dos atos do Poder Público, a identificação de quem os praticou e a respectiva responsabilização e, como visto, pode ter impactado diretamente no modo de enfrentamento da pandemia”.

O posicionamento da ministra foi dado no âmbito da decisão que manteve a quebra de sigilos telefônico e telemático (mensagens e e-mails) do empresário Carlos Wizard, próximo do presidente Jair Bolsonaro. 

Wizard não compareceu à primeira convocação dos senadores, no dia 17 de junho, alegando estar fora do Brasil. Nesta segunda-feira (28), o empresário desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), dos Estados Unidos, onde estava desde março.

Ao chegar ao aeroporto, Wizard entregou o passaporte à Polícia Federal, como determinado pela Justiça Federal. Depois, embarcou para Brasília em um jatinho particular.

Esquema de corrupção na compra da Covaxin

Por último, no dia 1º de julho, os senadores devem escutar Francisco Emerson Maximiano, o sócio da empresa Precisa Medicamentos, que representa o laboratório indiano Bharat Biotech, sobre o suposto esquema de fraude na compra de 20 milhões de doses da vacina Covaxin. 

Na última sexta-feira (25), o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) e o irmão, de mesmo nome, Luís Ricardo Fernandes Miranda, chefe da divisão de importação do Ministério da Saúde, deram detalhes aos senadores da CPI sobre a suposta fraude, divulgada pelo deputado três dias antes.

::Análise da semana: na CPI da Covid, irmãos Miranda fecham o cerco contra Bolsonaro::

Os irmãos afirmaram que Bolsonaro foi alertado sobre o esquema de fraude, no dia 20 de março, quando foram pessoalmente até o presidente entregar a documentação para comprovar a denúncia.

No encontro, Bolsonaro teria atribuído o esquema ao líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR). "Se eu mexo nisso aí, você sabe a merda que vai dar. Isso deve ser coisa de 'fulano'”, teria declarado Bolsonaro, segundo o deputado Luís Miranda.

Ainda de acordo com o deputado, Bolsonaro prometeu acionar a Polícia Federal para investigar o caso. Tanto o capitão reformado quanto a PF, no entanto, não deram um retorno ao parlamentar, como alegou o próprio. Aos senadores, o deputado disse que após a denúncia feita ao presidente, nunca mais conseguiu falar com o mesmo. 

Maximiano não compareceu à convocação da comissão, no dia 23 de junho. Ele justificou, de última hora, sua ausência, devido ao cumprimento de isolamento social, uma vez que chegou da Índia no dia 15 de junho. 

O requerimento que solicitou sua presença é também de autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE).

Edição: Leandro Melito