CONSEQUÊNCIAS

Mais um muro nos EUA? Projeto ambiental quer barreira em Miami

Mudanças climáticas provocam enchentes e aumento do nível do mar, ameaçando a parte mais rica e populosa da Flórida

Brasil de Fato | Estados Unidos |

Ouça o áudio:

O mundo emitiu 43,1 bilhões de toneladas de dióxido de carbono e, neste ano, a contagem já passa dos 20 bilhões de toneladas
O mundo emitiu 43,1 bilhões de toneladas de dióxido de carbono e, neste ano, a contagem já passa dos 20 bilhões de toneladas - Agência Brasil | EBC

A construção de um muro como questão de vida ou morte volta a ser pauta nos Estados Unidos. Dessa vez, porém, a barreira visa impedir a chegada não de imigrantes, mas das consequências ambientais resultantes de anos de descaso e abuso.

Até 2005, os Estados Unidos ocupavam o primeiro lugar do ranking dos maiores emissores de gases poluentes e cedeu a pole position à China, que mantém a vexaminosa liderança até hoje.

Segundo a plataforma The World Counts, o mundo emitiu 43,1 bilhões de toneladas de dióxido de carbono e, neste ano, a contagem já passa dos 20 bilhões de toneladas. O dióxido de carbono é um dos principais responsáveis pelo efeito estufa, que provoca um aumento nas temperaturas.

Como um efeito dominó, qualquer variação de temperatura tende a ter sérios impactos – desde mudanças drásticas na frequência e intensidade das chuvas até o aumento dos níveis dos mares.

:: Acordo de Paris completa cinco anos, e Brasil retrocede nas políticas ambientais::

"Temos dados concretos que comprovam que os oceanos estão subindo. Por enquanto o ritmo é lento, mas acreditamos que isso deve acelerar em breve", disse à reportagem do Brasil de Fato o professor Michael Sukop, que lidera o Departamento de Terra e Meio Ambiente na Florida International University.

Caso as previsões se concretizem, cidades costeiras em todo o mundo podem estar ameaçadas – e isso vale tanto para o Brasil, quanto para os Estados Unidos. 

Moradores da região sul da Flórida já sentem na pele o que pode ser esse pesadelo, uma vez que grandes alagamentos são cada vez mais recorrentes e destrutivos na região.

Leia também: Mudanças climáticas devem ser foco de novo presidente da Assembleia Geral da ONU

A situação é tão grave que o Corpo de Engenharia do Exército se pôs a encontrar soluções e, por enquanto, a única apresentada é bastante radical: a construção de um muro de mais de 6 metros em algumas regiões de Miami.

O projeto avaliada em US$ 4,6 bilhões tem provocado polêmica de todos os lados. Moradores que hoje contam com imóveis luxuosos com vista para o mar desaprovam a iniciativa, enquanto seguradoras e construtoras também têm suas restrições. 

"Muita gente diz que, se levantarmos o muro, vamos proteger todas as pessoas e as residências do lado de cá, mas e as que ficam do lado de lá?", questiona Sukop, "ao mesmo tempo é preciso ponderar que qualquer iniciativa que promova uma solução é digna de debate, inclusive essa".

Aberto para consulta pública, o projeto, se levado adiante, tem ainda de ser sabatinado em Congresso. A construção da barreira não começaria, portanto, em menos de cinco anos, mas as polêmicas já estão de pé. "Acho que isso é como uma pandemia em si, sabe? 

Porque algumas pessoas vão concordar e outras não", comenta Sukop, "então assim como aconteceu com o uso das máscaras, há aqueles que vão defender em nome da ciência e outros que vão relutar alegando liberdades individuais e outras coisas. O caminho para o futuro não é, definitivamente, uma linha reta". 

O que tem sido uma linha reta, infelizmente, é o gráfico das secas na Califórnia. As mesmas mudanças climáticas que castigam a Flórida, na costa leste dos Estados Unidos, com águas torrenciais, pune a Califórnia, na outra costa do país.

"Esse é o terceiro ano mais seco em mais de 100 anos de registros. As temperaturas estão subindo, o que faz com que tenhamos mais evaporação do que precipitações", explica Jay R. Lund, professor de Engenharia Civil e Ambiental na University of California - Davis. "Se 2022 for mais ou menos parecido, então aí podemos falar com segurança de que teremos a pior seca da história", completou. 

::O que deixou o Brasil à beira de uma crise hídrica histórica?::

Ainda de acordo com o docente, por ser um problema recorrente na região, diversas medidas já foram testadas e aprovadas, como por exemplo a redução da vazão de água nos chuveiros residenciais. Desde julho de 2018, o estado mais rico dos Estados Unidos impõe uma regulamentação que obriga os chuveiros residenciais a ter uma vazão de apenas 8 litros por minuto, a menor do país. Em outros estados que adotam medidas semelhantes, a vazão é de, em média, 11 litros por minuto.

Lung relembra, porém, que o grande vilão da crise hídrica é o agronegócio: "A agricultura responde por 3 ou 4% da economia da Califórnia, mas consome 80% dos recursos hídricos disponíveis".

Para amortizar esse problema, algumas prefeituras compram águas de outros estados e remanejam o uso de água dedicado ao agronegócio, que também adota suas medidas para se adaptar às circunstâncias.

"Fazemos muito, mas ainda há muito a ser feito – e há muito a se fazer agora. Não acho que é o caso de entrar em pânico, porque não tomamos boas decisões assim, mas é fato que temos que levar essa crise a sério para que possamos nos organizar social, cultural e financeiramente", defende o professor.

Também Lung defende que a sociedade civil participe com maior afinco das soluções apresentadas por organismos públicos e privados, mas que fique claro que, no final das contas, o sucesso ou fracasso das medidas contra as crises ambientais nos EUA e no mundo é responsabilidade do governo: "O governo é o órgão ao qual recorremos em tempos de crise, é para isso que ele existe. Há problemas em que as ações individuais não são suficientes". 

Edição: Rebeca Cavalcante