PROTESTOS

Manifestantes derrubam estátua de Cristóvão Colombo no centro de Barranquilla

Após derrubarem o monumento ao som de 'Colombo assassino', colombianos arrastaram a estátua pelas ruas da cidade

|
Estátua ficava no centro de Barranquilla e foi derrubada por manifestantes - Reprodução

Um grupo de manifestantes derrubou a estátua do navegador genovês Cristóvão Colombo na cidade de Barranquilla (Colômbia) nesta terça-feira (28). A ação foi filmada e repercutida pelos jornais locais.

Segundo o jornal El Espectador, no local, os manifestantes escreveram palavras de ordem contra o governo de Iván Duque e a favor da greve geral que está há dois meses mobilizando o país. A estátua ficava em frente a Igreja Nossa Senhora do Carmo.

Os manifestantes protestaram no entorno do monumento, entoando "Colombo assassino" e escrevendo "pelo nossos mortos", aludindo ao número de vítimas após as repressões policiais em diversas manifestações na Colômbia. Ainda de acordo com o periódico, após derrubarem a estátua, o monumento foi arrastado pelas ruas da cidade, acompanhando a marcha dos manifestantes.

:: Dois meses de greve geral na Colômbia: veja o que mudou ::

A navegação de Colombo acarretou no descobrimento pelos europeus do continente Americano, permitindo, então, sua subsequente colonização e exploração pela Europa.

O prefeito da cidade, Jaime Pumarejo, repudiou a ação e disse que ela foi um ato de violência que "só gera mais violência". "Convido vocês a acabar com o ódio e construir um país melhor", disse. 

Em maio, o grupo indígena Misak derrubou a estátua do colonizador espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada que ficava no centro de Bogotá, capital colombiana.

:: Conheça as mães da linha de frente da paralisação nacional da Colômbia :: 

O episódio não foi a primeira vez que indígenas do povo Misak derrubam um monumento da memória da colonização no país desde o início da greve. Em abril, o movimento derrubou a estátua do colonizador espanhol Sebastián de Belalcázar na cidade de Cali.