Pandemia

PR: Governo desiste de produzir vacina russa, e laboratório particular assume estudos

O protocolo da fase 3 de estudos já estava sendo finalizado para a validação da Anvisa quando o governo saiu do projeto

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Requião Filho afirma que o caso envolvendo a Covaxin trouxe novos questionamentos sobre desvios de verbas públicas para a área da saúde no país - Foto: Dálie Felberg

Em 2020, o governo do Paraná anunciou um convênio com a Rússia para fabricação da vacina Sputnik V pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar). No início deste ano, no entanto, o estado deu um passo atrás nas pesquisas e abriu mão de sua conclusão, inesperadamente. Em fevereiro, o deputado Requião Filho (MDB) questionou o governo sobre a desistência, mas não obteve resposta satisfatória.

Após a desistência do governo, foi divulgado que o imunizante seria produzido pelo Laboratório União Química, que tem como sócio Fernando de Castro Marques. Assim, o deputado elaborou um novo pedido de informações protocolado nesta terça-feira (29).

Leia também: Laboratório da Sputnik V anuncia maior eficácia da vacina contra variante indiana

“Chama atenção [a desistência] porque o protocolo da fase 3 de estudos pelo Tecpar já estava sendo finalizada para a validação da Anvisa, quando o governo anunciou que desistiria das pesquisas para que um grande laboratório particular pudesse produzir. Algo que poderia sair a preço de custo e servir de exemplo para o Brasil possivelmente rendeu altos lucros para um grupo ligado a interesses financeiros e não a o de salvar a população”, alertou Requião Filho,

O novo envio de expediente foi direcionado ao governador, Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), ao chefe da Casa Civil do Paraná, Guto Silva, ao secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, e ao diretor-presidente do Tecpar, Jorge Augusto Callado Afonso.

::Bolsonaro participou ‘em todos os momentos’ do caso Covaxin, afirma Renan::

Requião Filho afirma que o caso envolvendo a indiana Covaxin trouxe novos questionamentos sobre desvios de verbas públicas para a área da saúde no país. “Quem procurou o governo do estado para quebrar a parceria com a Rússia de produção da vacina pelo Tecpar?”, questionou o deputado, em plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep).

Fonte: BdF Paraná

Edição: Rebeca Cavalcante e Lia Bianchini